Home » Mundo » São Tomé e Príncipe: Carlos Correia e Delfim Neves disputam Presidência do Parlamento

São Tomé e Príncipe: Carlos Correia e Delfim Neves disputam Presidência do Parlamento

Após a constituição da nova Assembleia Nacional, seguir-se-á a formação do próximo Governo.

 Dois deputados eleitos nas Legislativas de 7 de Outubro, nomeadamente, Carlos Cassandra Correia, do Partido ADI e Delfim Neves da Oposição-Aliança MLSTP-PSD e a Coligação PCD-MDFM-UDD, disputam, esta quinta-feira, 22, o cargo de Presidente da Assembleia Nacional (Parlamento).

De acordo com a Agência STP-Press, Carlos Cassandra Correia foi indicado pelo ADI, partido vencedor das Eleições Legislativas, com maioria simples de 25 dos 55 deputados do Parlamento, enquanto Delfim Neves foi escolhido pelo segundo mais votado (MLSTP-PSD), com 23 mandatos, num aliança com o terceiro: a Coligação PCD-MDFM-UDD, com 5, perfazendo uma maioria sustentável de 28 deputados.

Os deputados Levy Nazaré (de ADI) e Guilherme Octaviano (Aliança MLSTP-PSD e Coligação), vão disputar o cargo de vice-presidente.

As decisões sobre as figuras que irão liderar a próxima estrutura parlamentar são-tomense, serão tomadas esta quinta-feira, na primeira sessão da XI Legislatura da Assembleia Nacional, na sequência das Eleições Legislativas de 7 de Outubro.

Após a constituição da nova Assembleia Nacional, seguir-se-á a formação do próximo Governo Constitucional do País, com o Presidente da República a nomear o Primeiro-Ministro, ouvidos os partidos políticos com assento parlamentar e tendo em conta os resultados eleitorais, tal como reza a alínea g), do artigo 81, da Constituição daquele País Lusófono do Golfo da Guiné.

PartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone

Comentário

Publicidade