PUB

Política

Cabo Verde acolhe Fórum Parlamentar da CEDEAO sobre Turismo

Cabo Verde acolhe entre os dias 26 de fevereiro e 9 de março, na ilha do Sal, o Fórum Parlamentar da CEDEAO subordinado ao tema: “Desenvolvimento do Turismo Sustentável nos Países da CEDEAO”. A decisão foi tomada, na semana passada, em Abuja (Nigéria), durante a reunião de mesa do Parlamento da CEDEAO, que antecede a 2ª Sessão Ordinária daquela instituição comunitária, iniciada no dia 15 e que termina a 14 de dezembro.

De acordo com o vice-presidente do Parlamento da CEDEAO, Orlando Dias, a decisão de organizar o evento em Cabo Verde surgiu no âmbito do plano de atividades daquela organização, para 2019. “Escolher Cabo Verde, dentre os 15 países da nossa sub-região, para realizar uma sessão do Parlamento da CEDEAO é, extraordinariamente, importante para o nosso país, pois significa, acima de tudo, um sinal de reforço da integração da economia cabo-verdiana, na CEDEAO”, observa Dias salientando que este é um dos objetivos da comunidade.

“É uma vitória para Cabo Verde, uma vez que havia vários países membros da CEDEAO que queriam que o evento fosse realizado nos seus territórios”, afiança Orlando Dias.

“Considero que se trata de uma decisão acertada que beneficia e privilegia o nosso país. Veja: reunir os 115 deputados da CEDEAO em Cabo Verde, num fórum com esta dimensão, seguido de uma sessão extraordinária, permite, por um lado, promover o arquipélago, mas, por outro, alavancar a economia durante o evento, com entrada de divisas, no pagamento de hotéis, alimentação e aluguer de viaturas”, considera Orlando Dias.

Além da extraordinária importância do tema que estará em cima da mesa de debates durante o fórum, continua o vice-presidente do Parlamento da CEDEAO, o evento servirá, ainda, para lançar as bases de discussão sobre o processo de instalação do futuro Centro de Turismo da CEDEAO em Cabo Verde, já que, como se sabe, o nosso país pelas suas condições naturais, tem o turismo como um dos motores da sua economia.

A partir de agora, segundo Orlando Dias, os serviços competentes do Parlamento da CEDEAO irão desencadear o processo de contactos, com vista a criação de uma equipa de trabalho para, junto das autoridades cabo-verdianas começarem a trabalhar na organização do fórum parlamentar sobre o “Desenvolvimento do Turismo Sustentável nos Países da CEDEAO”

Recorde-se, ainda, que o evento antecede a sessão extraordinária do Parlamento da CEDEAO, que também terá lugar nessa altura.

 

 

 

 

 

PUB

PUB

PUB

To Top