PUB

Sociedade

ARFA promove curso online destinado aos profissionais de saúde sobre “Farmacovigilância”

Com o tema “Farmacovigilância para Profissionais de Saúde”, o curso online promovido pela Agência de Regulação e Supervisão dos Produtos Farmacêuticos e Alimentares (ARFA) destina-se aos profissionais de saúde e será apresentado esta terça-feira,20, na sede da ARFA, pelas 14h30.

O curso enquadra-se nas atividades de divulgação do Decreto-Lei nº 17/2017, que estabelece o Sistema Nacional de Farmacovigilância (SNF) e, segundo uma nota de imprensa, chegada à nossa redacção, dotará os profissionais de saúde com “conhecimentos que permitem compreender a importância de notificar as suspeitas de reações adversas e de problemas relacionados com medicamentos, assimilar o dever deontológico associado à notificação e compreender o funcionamento do Sistema de Farmacovigilância em Cabo Verde”.

O curso vai servir também para que os formandos fiquem a saber como realizar notificações de suspeitas de reações adversas a medicamentos ou problemas de qualidade e como identificar aspetos importantes para a deteção, gestão e prevenção de reações adversas a medicamentos.

A farmacovigilância tem por objetivo melhorar a qualidade, segurança e eficácia dos medicamentos, de forma a proteger o utente e melhorar os cuidados de saúde.

De realçar que em Cabo Verde, o sistema para a notificação de reações adversas a medicamentos (RAM) e problemas de qualidade (PRM) é gerido pelo Centro Nacional de Farmacovigilância (CNF), sob a responsabilidade da ARFA, que atua em coordenação com os órgãos competentes do Ministério da Saúde.

 

 

PUB

PUB

PUB

To Top