PUB

Destaques

Destaques da edição 585 do Jornal A NAÇÃO

PREÇOS   DOS  COMBUSTÍVEIS

Aumentos entre 15 e 43% no espaço de um ano

Nos últimos 12 meses, o preço dos combustíveis registou aumentos entre 15 e 43 por cento (%), com realce para o gasóleo. A ADECO  (Associação da Defesa do Consumidor) considera que há “falta de transparência” no processo de formação dos  preços máximos dos combustíveis, que continuam a evidenciar uma trajectória ascendente sem que se preste atenção ao que se está a passar.

 

DEVIDO AO  “EXCESSO  DE  ZELO”  DO  GOVERNO

Empresas sob “pressão” do Fisco  

O combate à evasão fiscal, por parte da Administração Fiscal, está a ter impacto na “saúde” financeira das empresas. As Câmaras de Comércio rejeitam, por ora, a tese de “perseguição”, preferindo falar de “pressão” e “excesso de zelo”. Mas a pressa de cobrar, não é a mesma na hora de devolver. Há devoluções do IUR (Imposto Único sobre os Rendimentos) que datam de 2012. Sobreviver no mundo empresarial continua a não ser fácil em Cabo Verde, mesmo com o Governo “amigo” das empresas.

 

COPA  AFRICANA  DAS  NAÇÕES’2019

“Tubarões Azuis” com cartada decisiva 

Neste sábado, 17, a Selecção Nacional de Futebol – carinhosamente tratada por “Tubarões Azuis” – disputa o mais decisivo dos jogos da qualificação para a CAN’2019 (Copa Africana das Nações). A partida, frente ao Uganda, refere-se à quinta jornada do Grupo L. Uganda comanda o grupo com dez pontos e tem a vantagem de jogar em casa. Já Cabo Verde, com quatro pontos, segue no terceiro lugar do mesmo Grupo. O histórico de confrontos entre as duas selecções não favorece os “Tubarões Azuis”.

 

BRIGA  NO PARLAMENTO

Deputados “carapatidu na cumpanhêru” 

“Carapatidu na cumpanheru” foi o termo utilizado por um jovem pedreiro que assistiu ao confronto físico entre os deputados Moisés Borges (PAICV) e Emanuel Barbosa (MpD), na passada sexta-feira, 9,  no recinto da Assembleia Nacional. Com base na sua maioria, o MpD quer destituir Borges dos cargos parlamentares, mas a UCID defende que os dois “antagonistas” deveriam ser suspensos até a conclusão de um processo de averiguação que já deveria ter sido instaurado.

 

SÃO VICENTE

Vencedores de “Start-up weekend” procuram financiamento para produção de microalgas

Os jovens que conquistaram o “Start-up Weekend’2018”, no início deste mês, com um projecto de plantação de microalgas, procuram agora financiamento para materializar as suas ideias. Arielson Delgado, porta-voz do grupo, diz que esta ideia tem um vasto mercado em Cabo Verde.

 

Esta Edição nº 585 – que já está bancas -, comporta, também, o já tradicional Caderno ETC.; a par das Opiniões de Mário Pais, Wilson Monteiro e de José Valdemiro Lopes; assim como, a Coluna de Marciano Moreira.

PUB

PUB

PUB

To Top