Home » Actualidades » Sede da AJOC acolhe palestra sobre a importância do combate ao cancro de próstata

Sede da AJOC acolhe palestra sobre a importância do combate ao cancro de próstata

Estatisticamente, a doença começa a partir dos 50 anos, mas recomenda-se o teste diagnóstico a partir dos 45.

A sede da AJOC, associação de jornalistas de Cabo Verde vai acolher uma palestra subordinada ao tema “A importância do combate ao cancro de próstata”.

A iniciativa acontece no próximo sábado, dia 17, pelas 10 horas, na sala de conferências dessa Associação Sindical, no Platô.

O evento co-organizado pela AJOC e pela Associação Cabo-Verdiana de Luta Contra o Cancro insere-se no programa “Novembro Azul”, encabeçado pelo médico Sidónio Monteiro e que está a decorrer durante este mês e que tem como objectivo sensibilizar e debater sobre a problemática do cancro da próstata.

Só no primeiro trimestre de 2017  foram diagnosticados 129 casos de cancro da próstata em Cabo Verde com registo de 43 óbitos.

Dados do Ministério da Saúde entre 2014, 2015 e 2016 apontavam que o cancro da próstata estava entre os primeiros tumores a causar mais mortes em Cabo Verde, registando uma percentagem de cerca de 23%.

Estatisticamente, a doença começa a partir dos 50 anos, mas recomenda-se que se faça o diagnóstico a partir dos 45.

Haverá rastreio para os jornalistas interessados, entre os 40 e 74 anos, com excepção dos que tenham histórico familiar, cancro na família perto (pai, avô, tio, primo primeiro grau, etc.)

Comentário

Publicidade