PUB

Economia

Privados assumem a gestão da FIC com a compra de 80% do capital da empresa

A gestão da Feira Internacional de Cabo Verde (FIC) vai passar para as mãos de privados com a efectivação da compra por parte das Câmaras de Comércio e de Turismo de Cabo Verde dos 80% do capital da empresa.

O processo de alienação das acções do Estado iniciou-se desde o ano passado com a assinatura do memorando de entendimento entre o Governo e as Câmaras de Comércio e do Turismo e vai ser concretizado agora com os privados a adquirirem a totalidade do capital do Estado.

A assinatura do contrato de compra e venda directa está marcada para o dia 14, quarta-feira, durante a inauguração da XXII edição da FIC, que terá lugar na cidade da Praia, contando com a participação de 230 empresas nacionais e estrangeira.

Segundo o secretário-geral da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Sotavento, José Luís Neves, os 80% das acções vão ser equitativamente distribuídos pela Câmara de Comércio de Serviços de Sotavento, pela Câmara de Comércio de Barlavento e a Câmara de Turismo de Cabo Verde. Os outros 20% vão continuar nas mãos da Cabo Verde TradeInvest.

O presidente do conselho de administração da FIC, Gil Costa, espera com esse processo o reposicionamento da empresa para que no futuro a FIC possa acolher todos as empresas e instituições que queiram participar na naquele que é o maior evento empresarial e comercial realizado em Cabo Verde.

A FIC foi criada nos finais dos anos 90, por iniciativa governamental e em 2000 tornou-se numa sociedade anónima que integra o sector empresarial do estado com a missão de organizar feiras e exposições internacionais, bem como a promoção e gestão de zonas francas comerciais.

Desde a sua criação, a empresa tem como a sua actividade empresarial principal a realização de uma feira multi-sectorial anual com o objectivo de congregar os expositores de vários quadrantes de mercados e de diferentes sectores da actividade económica num ambiente de negócio que facilitem contactos e demonstração dos seus produtos e serviços, potencializando, deste modo, a realização de negócios.

Para além da FIC anual e multissectorial, que já vai na sua XXII edição, a empresa tem promovido e organizado outras feiras sectoriais, como a Feira de Turismo (Expotur) Feira de Automóveis (Expoauto), Feira de actividades económicas ligadas ao Mar (Expomar), Feira Internacional de Construção e Habitação (FICH), entre outras.

Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top