PUB

Mundo

ONU anuncia consenso para fim da guerra no Iémen

O secretário-geral da ONU disse que existe um consenso entre as potências mundiais de que é preciso terminar a guerra no Iémen e a questão é agora convencer as partes de que ninguém pode ganhar neste conflito.

“Hoje, todos os poderes estão de acordo que é preciso detê-la (a guerra)”, disse António Guterres numa entrevista à emissora de rádio “France Inter”, sublinhando que é uma posição compartilhada pela Rússia, pelos Estados Unidos da América, pela Europa e por “algumas potências da região”.

Por isso, considerou que “há uma oportunidade para fazer compreender aos actores diretos desse conflito (…) que finalmente é uma guerra que ninguém ganhará (…) e deve haver uma solução política”.

O problema é que, “por enquanto, a coligação (liderada pela Arábia Saudita) parece determinada a conquistar Hodeida”, um porto fundamental para o fornecimento de ajuda humanitária e cuja destruição criaria “uma situação absolutamente catastrófica”.

As palavras de Guterres ocorrem um dia depois desta crise ser o tema das reuniões realizadas, no domingo, 11, entre alguns dos líderes das grandes potências em Paris (Capital da França), por ocasião das cerimónias do centenário do Armistício da Primeira Guerra Mundial.

O secretário-geral da ONU disse que a situação humanitária no Iémen é “absolutamente desastrosa”.

Guterres observou que a ONU oferece ajuda humanitária a oito milhões de pessoas naquele país, um número que pode aumentar para 14 milhões em 2019, mas que há o risco de ocorrer “a “maior fome dos últimos anos”.

PUB

PUB

PUB

To Top