Home » Actualidades » Moçambique: Renamo anuncia Conselho Nacional para convocar congresso electivo

Moçambique: Renamo anuncia Conselho Nacional para convocar congresso electivo

Formalmente ainda não há candidatos à sucessão de Afonso Dhlakama.

A Renamo (Resistência Nacional Moçambicana), principal partido da oposição, anunciou, esta segunda-feira, 12, a realização, este mês, do Conselho Nacional, para a convocação do congresso que vai eleger o sucessor do seu falecido líder Afonso Dhlakama, falecido em Maio.

“Pelos estatutos do Partido, o congresso é convocado pelo Conselho Nacional, que vai definir tanto a agenda como os parâmetros do congresso”, afirmou o porta-voz da Comissão Política da Renamo, Alfredo Magumisse.

O responsável fez o anúncio, falando em conferência de imprensa, esta segunda-feira, em Maputo, para dar o ponto de situação dos preparativos para a eleição de um novo líder do principal partido da oposição.

Formalmente, prosseguiu, ainda não há candidatos à sucessão de Afonso Dhlakama, e caberá ao Conselho Nacional a indicação das diretivas que vão nortear a realização da eleição do futuro presidente do Partido.

O porta-voz enfatizou que à luz dos Estatutos do Partido, os membros poderão exercer os direitos de eleger e ser eleito para assumirem e exercer as funções de presidente.

Alfredo Magumisse assegurou que o principal Partido da oposição está comprometido com o alcance da paz efectiva e verdadeira reconciliação nacional.

A Renamo é dirigida, interinamente, por Ossufo Momade, deputado e membro da Comissão Política Nacional, na sequência da morte, a 3 de Maio, do líder histórico do Partido.

Afonso Dhlakama dirigiu a Renamo durante 38 anos, após suceder a André Matsangaíssa, que morreu em 1979.

PartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone

Comentário

Publicidade