PUB

Mundo

ASEAN assina acordo para facilitar comércio electrónico

Os ministros das Finanças dos Estados-membros da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) assinaram, esta segunda-feira, 12, em Singapura, um acordo que visa facilitar as transacções de comércio electrónico na região.

O acordo assinado tem como objectivo promover o comércio electrónico e a cooperação entre empresas e governos, que irá gerar transacções mais eficientes, defendeu durante a cerimónia de assinatura do acordo o ministro da Finanças da Singapura, Chan Chun Sing.

Numa reunião paralela, o primeiro-ministro de Singapura, Lee Hsien Loong, apelou a uma maior integração entre os países do Sudeste da Ásia, num momento em que o multilateralismo está sob ameaça, como resultado de medidas proteccionistas implementadas por Washington e Pequim.

A guerra comercial é um dos principais temas das conversações da cimeira de líderes da ASEAN, que se realiza até quinta-feira, 15, e que conta com a participação da Malásia, Indonésia, Brunei, Vietname, Camboja, Laos, Myanmar, Singapura, Tailândia e Filipinas.

A ausência mais notada durante o Fórum Asiático será a do Presidente dos Estados Unidos da América, Donald Trump, que será representado pelo vice-presidente Mike Pence.

O vice-Presidente vai, ainda, esta semana, a uma cimeira da Cooperação Económica Ásia-Pacífico, na Papua Nova Guiné.

A legislatura da Nobel da Paz, Aung San Suu Kyi, ficou, até agora, marcada pela ofensiva militar na zona Oeste do país contra a minoria muçulmana Rohingya, que levou cerca de 723 mil membros da comunidade a fugirem para o Bangladesh, e pela estagnação das negociações de paz com as cerca de 20 guerrilhas formadas por minorias.

PUB

PUB

PUB

To Top