PUB

Mundo

França: PR defende criação de um Exército único europeu

O presidente francês (PR), Emmanuel Macron, defende a criação de um Exército comum europeu, argumentando que “será a única forma” do Bloco se proteger de ameaças, sobretudo de Leste.

“Não poderemos proteger os europeus se não decidirmos ter um verdadeiro Exército europeu. Face à Rússia, que está junto às nossas fronteiras e que já mostrou que pode ser uma ameaça (…), nós devemos ter uma Europa que se defende sem depender unicamente dos Estados Unidos e de uma forma soberana”, disse Macron, numa entrevista difundida, terça-feira, 6, pela estação “Europe 1”.

Macron, sem referir a que países, sublinha que, “nos confins da Europa, potências autoritárias emergentes estão a rearmar-se” e, por isso, apela à “protecção” numa altura em que os Estados Unidos tomaram a decisão de abandonar o Tratado sobre Desarmamento Nuclear, que data dos anos 1980.

“Quem é a principal vítima? É a Europa e a sua protecção”, declara o Chefe de Estado francês, referindo-se à decisão de Washington.

A União Europeia tenta a adaptar-se ao novo contexto geo-político relacionado com a vontade do Presidente norte-americano, Donald Trump, de reduzir o envolvimento dos Estados Unidos na defesa da Europa.

Um Fundo de Defesa europeu deve ser accionado, em 2019, para desenvolver as capacidades dos Estados-membros, no sentido de promover a independência estratégica da União Europeia.

Paralelamente, a França já iniciou com oito países europeus a criação de um Grupo de Intervenção, com a finalidade de organizar de forma rápida uma operação militar, evacuações em países em guerra ou efectuar transportes de emergência em caso de catástrofes.

A capacidade de defesa e reforço europeu em questões militares é um dos “projectos” defendidos por Emmanuel Macron, para responder “aos receios” dos cidadãos europeus.

PUB

PUB

PUB

To Top