PUB

Economia

Promoção da Energia Solar Térmica para aquecimento de Água em debate no CERMI

Em declarações à Inforpress, o coordenador da Unidade de Formação e de projectos do Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial – CERMI, Edson Mendes, explicou que o referido projecto é financiado pela cooperação espanhola cuja implementação é feita através da Direção Nacional de Indústria, Comércio e Energia através do CERMI.

O projecto, de acordo com este responsável, assenta em algumas actividades macro, nomeadamente a elaboração de estratégias visando impulsionar o mercado de sistemas de energia solar térmica para aquecimento de água.

“Trata-se de um seminário de socialização e divulgação dos resultados do projecto da energia solar térmica que visa o desenvolvimento do mercado de energia solar térmica em Cabo Verde e a capacitação de profissionais e técnicos nacionais neste domínio, garantindo a segurança e confiança do mercado e estimulando a adoção destas tecnologias”, afirmou.

Edson Mendes defendeu, neste sentido, a necessidade de se apostar no desenvolvimento das energias renováveis e na capacitação de técnicos para responder aos desafios do sector, adiantando, por outro lado, que o seminário envolve 15 técnicos que terão oportunidade de participar na implementação de projectos demonstrativos.

“Os formandos farão a instalação de equipamentos de energia solar térmica em alguns empreendimentos turísticos e esses projectos vão servir de plataforma para dinamizar novos investimentos tanto do sector privado como público”, disse.

No seu entender, Cabo Verde tem muitas potencialidades no que se refere à energia solar térmica, advogando, entretanto, que em termos de massificação a tecnologia precisa ser melhor difundida e utilizada por grandes consumidores do sector público e privado, isto tendo em conta o custo da energia elétrica aplicada no arquipélago.

Conforme elucidou, o projecto de energia solar térmica para aquecimento de água contempla as ilhas de Santiago, Sal, São Vicente e Boa Vista, afirmando por outro lado, que o balanço é positivo e com garantias de haver bons resultados futuramente.

Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top