PUB

Política

Mais de 10% dos turistas que visitam o país não contam nos registos dos alojamentos turísticos – José Gonçalves

O ministro do Turismo e Transportes disse quarta-feira, na Praia, que Cabo Verde pode atingir um milhão de turistas antes 2021, defendendo que os números têm aumentado graças às políticas de sustentabilidade implementadas pelo Governo.

José Gonçalves, que também tutela a pasta da Economia Marítima, fez estas considerações à imprensa, à margem do primeiro encontro do Conselho Nacional do Turismo (CNT).

“Os números oficiais que nós temos relativamente ao aumento de turistas, são aqueles registados nos alojamentos turísticos e que em 2017 foram 717 mil turistas oficialmente, mas a nossa estimativa é que há outros alojamentos em que ficam os turistas que não são registados”, explicou, sustentando que com esta possibilidade, mais de 10% dos turistas que estão no país não estão captados dentro desta óptica.

Neste sentido, o governante informou que o Executivo vai trabalhar em parceria com o Instituto Nacional de Estatística (INE) para melhorar a base de dados estatísticos para se ter maior representatividade.

Abordado a se posicionar sobre os principais pontos de debate da reunião do CNT, o ministro revelou que sobre a mesa estará o tema “Grandes opções do Plano Estratégico de desenvolvimento sustentável do turismo”, que visa orientar o master plano do sector por ilha.

Outro diploma é o programa “Uma família um turista”, que de acordo com o governante direcciona-se a desenvolver o turismo floral e da natureza, como também levar o turismo junto das pessoas.

O Conselho Nacional do Turismo é um órgão consultivo em matéria de politica sectorial do turismo e tem por finalidade assessorar o membro do governo responsável pelo sector na concepção, acompanhamento e avaliação de todo as matérias de politica do turismo.

Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top