PUB

Cultura

Santa Catarina: Inaugurações, actividades desportivas e culturais vão marcar as festividades do Dia do Município

Inaugurações e várias actividades culturais e desportivas vão marcar as comemorações do Dia do Município e santa padroeira de Santa Catarina, no interior da ilha de Santiago, a assinalar-se a 25 de Novembro próximo.

De acordo com uma nota da autarquia a que a Inforpress teve acesso, das obras a serem inauguradas constam obras de requalificação do centro da cidade de Assomada (Avenida Liberdade, obras de asfaltagem e Rua Pedonal António Mascarenhas Monteiro, 17 de Novembro), parque infantil em Rincão (07 de Novembro), três habitações sociais, sendo uma na localidade de Furna e duas em Ribeira da Barca (16 de Novembro), e de jardins infantis de Nhagar e João Dias (19 de Novembro).

No desporto, decorre desde o dia 22 de Outubro um torneio de futsal na vertente masculino, que conta com a participação de equipas do concelho e de toda a ilha de Santiago, dividido em duas fases, de 22 a 31 de Outubro e de 01 a 22 de Novembro que tem como palco o Polidesportivo Celestino Almada, em Nhagar.

A nota acrescenta que, além do torneio de futsal (masculino), constam ainda da agenda desportiva uma partida de futsal feminino (02 de Novembro) e outras modalidades como andebol (masculino e feminino), voleibol (masculino e feminino), basquetebol (masculino e feminino) a terem lugar de 11 a 18 de Novembro, no Polidesportivo Celestino Almada e Polivalente Olívio Semedo e futebol de 11 com dez equipas do concelho e comunidades africanas residentes (Estádio Cumbém, 04 a 22 de Novembro).

Da programação desportiva consta ainda miss e mister fitness, fisiculturismo/bodybuilding (Cineclube, 16 de Novembro), sendo que o dia 18, será dedicado ao atletismo de resistência (Achada Lém-Assomada-Cruz Grande) e velocidade (Estádio Cumbém) para vertente masculino, feminino e júnior, ciclismo com percurso Assomada-Serra Malagueta e karaté (Praça Central).

Já a nível cultural constam debates e tertúlias, Festival 7 Sóis e 7 Luas (Praça Central, nos dias 02 e 04 de Novembro), Assomidia (Centro Cultural Norberto Tavares-CCNT, 09 a 11 de Novembro), documentário Revolta dos Engenhos e peça Rivolta de Ribon Manel (Biblioteca Municipal, no dia 15 de Novembro), FestiGuitarra (CCNT, 16 de Novembro), Festival de Batuco e Tabanca (Rua Pedonal, 17 de Novembro).

Mini-festival Nha Santa Catarina (Polivalente de Cruz Grande, 18 de Novembro), Feira de Artesanato e Gastronomia (Rua dos artesãos, 19 a 24 de Novembro), Feira do Livro (CCNT, de 19 a 25 de Novembro), exposição fotográfica de Kuny Mendes (CCNT, 22 a 30 de Novembro) e Festival Nha Santa Catarina, são outras actividades culturais previstas.

Relativamente ao festival de música a ser suportado pela edilidade, destaque da festa, conforme soube a Inforpress, fazem parte do cartaz artistas como Cordas do Sol, Fidjus de Codé di Dona, Fidjus de Belo Freire, Elida Almeida, Jorge Neto, Mito Kaskas, Apollo G, Jennifer Dias, Cabo Verde Show e entre outros nomes por confirmar e artistas e talentos locais.

Ainda no âmbito das festividades está programada uma sessão solene da Assembleia Municipal que vai homenagear ex-funcionários da Câmara Municipal de Santa Catarina, a ter lugar no dia 23 de Novembro, no Salão Nobre.

Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top