PUB

Mundo

Ensino Superior Lusófono e Chinês assinam Declaração de Cooperação

Mais de 70 entidades ligadas ao Ensino Superior dos Países Lusófonos e da China assinaram uma Declaração-Conjunta na qual se comprometem a promover a cooperação na mobilidade e no apoio às indústrias inovadoras e criativas.

A Declaração-Conjunta marcou o encerramento da I Edição do Fórum dos Reitores das Instituições do Ensino Superior da China e dos Países da Língua Portuguesa, organizada pelo Gabinete de Apoio ao Ensino Superior de Macau, a Universidade de Macau e a Universidade de São José.

No texto disponibilizado à agência Lusa, no final da cerimónia de encerramento, os responsáveis acordam em “incentivar a cooperação das indústrias inovadoras e criativas”, tanto na China continental e nas regiões administrativas especiais de Macau e de Hong Kong, como nos Países Lusófonos.

A intenção – pode ler-se na Declaração -, passa por acelerar “os processos de cooperação comercial global entre os mercados emergentes dos Países/Regiões envolvidos”.

Entre os Países de Píngua Portuguesa, o compromisso foi assinado por representantes de universidades e politécnicos de Portugal, Angola, Moçambique, Timor-Leste e Brasil.

A Declaração tem mais três pontos nos quais se define o âmbito da cooperação: promover Macau “como centro de intercâmbio cultural”, desenvolver a mobilidade de estudantes e profissionais, bem como “reforçar o planeamento conjunto, a longo prazo (…), no âmbito da iniciativa (chinesa): “Uma Faixa, Uma Rota”, de acordo com as necessidades de desenvolvimento das diversas partes envolvidas, e promover a cooperação nas áreas da educação, da cultura e do desenvolvimento económico”.

PUB

PUB

PUB

To Top