PUB

Cultura

Cabo Verde marca presença pela primeira vez na Feira Tricontinental de Artesanato de Tenerife

Cabo Verde marca presença, pela primeira vez, na Feira Tricontinental de Artesanato de Tenerife, que acontece de 27 de outubro a 4 de novembro, em Santa Cruz de Tenerife, ilhas Canárias.

O país estará representado por uma delegação composta por 11 artesãos que serão acompanhados pelo Diretor do Centro Nacional de Arte, Artesanato e Design (CNAD), Irlando Ferreira.

A 5ª Feira Intercontinental de Artesanato de Tenerife tem como propósito, este ano, promover a difusão das manifestações artesanais do outro lado do oceano atlântico e conta, pela primeira vez, com a presença de oito países, entre eles Cabo Verde.

A feira vai reunir mais de 200 artesãos de 30 países do continente africano, americano e europeu, mestres do artesanato para uma mostra, troca de experiência e a promoção do trabalho em torno do artesanato, que está a ser desenvolvido em cada um desses países.

A participação de Cabo Verde está enquadrada no processo de internacionalização da cultura e no processo da valorização do artesanato no país.

De Cabo Verde seguem seis criadores da ilha de São Vicente: Albertino Silva (Pedra e Metal), Anicete Gomes e Luís Batista (Luthier/construção de instrumento), Atelier Djoy Soares (Cerâmica), Marcelino dos Santos (Tapeçaria), Matilde Gomes (Bolsas e Assessórios); dois de Santo Antão: José Mota e Luís Lopes (Cerâmica); três Santiago: Carlos Gomes (Fibras vegetais), José Cardoso Varela (Tecelagem) e Simplício Silva (Cestaria).

No rol dos países que estarão presentes nesta feira em Tenerife, Cabo Verde é um dos três países convidados.

Conforme o presidente do Cabildo de Tenerife, Carlos Alonso, outra intenção da feira é promover a ligação entre artesanato e outros setores, como hotelaria e moda, a fim de diversificar os usos do produto artesanal.

PUB

PUB

PUB

To Top