PUB

Sociedade

Santo Antão: Governo negoceia com FIDA prolongamento do Poser até 2022 – coordenador

O Governo encontra-se a negociar com o Fundo de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) o prolongamento do Programa de Promoção das Actividades Sócio-Económicas rurais (Poser), cujo término se prevê para Março de 2019, até ao ano 2022.

O anúncio foi feito, domingo, em Santo Antão, pelo coordenador nacional do Poser, João Fonseca, no final de uma missão do FIDA à esta ilha que teve como propósito a avaliação do estado de execução do Poser nos três municípios santantonenses, programa que financia projectos geradores de rendimentos para famílias de fracos recursos, visando a luta  contra a pobreza.

João Fonseca explicou que o Poser, que deveria inicialmente arrancar em 2012, começou a ser implementado só em finais de 2014, ou seja, com dois anos de atraso, razão pela qual o Governo está a negociar com o FIDA uma fase de extensão para o programa, financiado em 25 milhões de dólares.

A taxa de execução física do Poser a nível nacional é, actualmente, de 78 por cento (%), havendo a possibilidade de até ao final do programa, dentro de cinco meses,  a cifra  aumentar para 84%, segundo João Fonseca, informando que na execução financeira a taxa está, neste momento, à volta dos 80%.

Em 2017, o FIDA havia manifestado a sua “preocupação” quanto à “fraca taxa de execução” do Poser em todo o arquipélago, que, nessa altura, andava à volta dos 50%, mas “as coisas melhoraram muito”, graças aos vários projectos implementados partir dessa altura, com Santo Antão na linha de frente, avançou o coordenador do Poser.

“Temos uma avaliação muito positiva da ilha de Santo Antão, ilha que consegue mobilizar mais financiamentos no quadro do Poser em relação às outras regiões”, precisou o responsável.

A nível nacional, entre 2014 e 2018, foram já realizados 530 projectos, sendo 485 de cariz produtivo, beneficiando quase dez mil pessoas.

Em Santo Antão, ilha que este ano de 2018, no âmbito do Poser, está a receber projectos estimados em 98 mil contos, sobretudo no domínio agrícola, o numero de beneficiários dos projectos executados até agora (desde 2014) é de cerca de 3.750 pessoas, na sua maioria homens.

Entre 2014 e 2018, esta ilha recebeu, no quadro do Poser, investimentos de quase 330 mil contos visando a luta contra a pobreza.

Lacine Haidara, que integrou a missão de supervisão do FIDA a Santo Antão, reconheceu que, em relação a 2017, “a situação melhorou” no presente ano, no que diz respeito à implementação do Poser na ilha.

Durante a estada de dois dias em Santo Antão, a missão visitou projectos hidro-agrícolas, de transformação de produtos, de abastecimento de água e ainda ligados à pecuária.

Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top