PUB

Política

Grupo Parlamentar do PAICV: Rui Semedo ganha liderança

Rui Semedo acaba de ser eleito, na manhã desta segunda-feira, 22, para a Presidência do Grupo Parlamentar (GP) do PAICV – o maior Partido da Oposição em Cabo Verde.

Semedo que era, até agora, um dos vices de Janira Hopffer Almada, que é, também, líder do PAICV, bateu o seu “camarada” José Manuel Sanches, por 16 votos contra 13.

Rui Semedo disse, após o acto eleitoral, que o mais importante, a partir de agora, é trabalhar com todos os deputados para “termos uma oposição séria, responsável, credível, que cumpra um papel importante, não apenas para o PAICV, mas, essencialmente, para Cabo Verde”.

“Cabo Verde precisa de partidos fortes, mas, também, de uma oposição forte”, sublinhou Rui Semedo realçando que uma oposição forte passa por ter, também, um GP forte. “Felizmente temos um grupo de deputados que têm vivências diferenciadas, experiências e competências diversas, que estão em condições de cumprir esse papel e a minha função será sempre de alguma mediação, como forma a permitir que essas capacidades possam libertar-se no sentido de poderem dar o seu contributo para o desenvolvimento do PAICV, de Cabo Verde e do GP”.

O deputado José Sanches, que saiu derrotado nessa corrida à liderança do GP do PAICV, manifestou algum desalento pelo facto de a sua candidatura não ter conseguido alcançar o objectivo preconizado, que era a vitória nessas eleições.

“O combate era difícil, contra toda a direção do partido”, alegou o deputado realçado que foi “perseverante”. José Sanches disse ainda que a sua candidatura ia no sentido de libertar os vice-presidentes do partido para o combate no terreno, “onde perdemos a confiança do cabo-verdianos”.

José Sanches garante, no entanto, “total entrega e determinação”, tanto dele, como do grupo que o apoio, porque “o nosso principal adversário político é o MpD”.

Perfilaram-se, inicialmente, três candidatos na corrida à liderança do GP, mas só Rui Semedo e José Sanches chegaram às urnas, já que, Nuías Silva – que também era um dos vices de Janira – “integrou” a lista de Semedo como um dos vice-líderes.

Aliás, três dos ex-vices da Bancada cessante: Rui Semedo, Nuías Silva e João Baptista Pereira darão “continuidade à caminhada” de Janira, que, a partir de agora, promete dedicar-se, “exclusivamente”, à Direcção do PAICV. Walter Évora e Ana Paula Santos são os dois outros vice-presidentes do GP do PAICV.

Rui Semedo assume o Grupo Parlamentar dos “tambarinas” já na próxima Sessão Plenária da Assembleia Nacional (Parlamento) – a  segunda de Outubro, após à entrada em vigor do novo Regimento -, a decorrer de 24 a 26 (quarta a sexta-feira).

PUB

PUB

PUB

To Top