PUB

Cultura

São Domingos: Governo inaugura no Dia da Cultura o busto de Ntoni Denti d’Oro

O Governo celebra esta quinta-feira, 18, o Dia Nacional da Cultura e das Comunidades com a inauguração do busto di Ntoni Denti d’Oro, no município de São Domingos.

Conforme informações avançadas ontem pelo ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente, o busto já está pronto e vai ser inaugurado hoje.

O busto feito pelo escultor Domingos Luísa, informou, vai ser erguido numa praça em frente da casa deste que é considerado a “figura distinta” na arte da “txabeta”, e que também sobressai no “finaçon”.

Este busto, segundo o ministro, vai homenagear Ntoni Denti d’Oro, falecido no dia 26 de Setembro, vítima de doença prolongada.

A seguir ao busto de Ntoni Denti d’Oro, avançou que serão edificados os bustos de Tututa e de Manuel de Novas.

Ainda na ocasião, Abraão Vicente fez saber que a sua ambição é erguer 25 bustos de artistas mais populares de Cabo Verde até 2021.

Nascido a 15 de Fevereiro de 1926, Ntoni Denti D’Oro é reconhecido por todo o trabalho que desenvolveu em torno destas duas expressões musicais, o batuco e o “finason”.

Ao logo da sua vida nunca abandonou estas duas formas de “brincar”, tanto que estava entre os poucos que dominavam os segredos desta arte e são muitos os jovens que recorrem a ele e se enriquecem, na tentativa de evitar o desaparecimento do batuco.

Proveniente de uma família pobre de lavradores, desde criança foi muito ligado ao seu torrão natal e à sua cultura, o que faz dele um personagem de destaque no ambiente cultural, especialmente em tudo que se referia ao batuco, uma das expressões musicais mais antigas de Cabo Verde.

Durante vários anos percorreu toda a ilha de Santiago, assim como outras ilhas de Cabo Verde, animando as festas populares, os baptizados, noivados e casamentos.

Em 1973, tentou a sorte no exterior, mas a 25 de Abril de 1974, decide retornar a Cabo Verde para esperar pela independência de Cabo Verde, que viria a acontecer a 05 de Julho de 1975.

Após o lançamento de seu primeiro disco, em 1998, Ntoni Denti d’Oro retornou à Europa e viajou também para os Estados Unidos da América, para promover o seu trabalho.    

C/ Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top