PUB

Economia

Novo acordo de pesca UE e Cabo Verde: Contribuição financeira aumenta de 550 para 750 mil euros/ano

Cabo Verde e a União Europeia(UE) renovaram o Acordo de Parceria para a Pesca Sustentável (SFPA), que expira no final do ano, e o arquipélago passará a receber uma contribuição financeira de 750 mil euros por ano.

Segundo noticiou o site da Comissão Europeia, o acordo de pesca, que vigorará por um período de cinco anos, permite que os navios da UE de Espanha, Portugal e França pesquem nas águas cabo-verdianas e faz parte dos acordos de pesca da rede de atum na África Ocidental.

Oferecerá aos navios da UE a possibilidade de pescar 8000 toneladas de atum e espécies afins em águas cabo-verdianas.

Em contrapartida, a UE pagará a Cabo Verde uma contribuição financeira de 750 mil euros por ano. Parte desta contribuição anual (350 mil euros) será utilizada para promover a gestão sustentável das pescas em Cabo Verde.

Isto será feito através do reforço das capacidades de controlo e vigilância (incluindo o controlo rigoroso dos tubarões) e do apoio das comunidades piscatórias locais. Foram também introduzidas disposições relativas à cooperação entre operadores económicos e no domínio da economia azul.

No entanto, comparado com o acordo que vem desde 2014, o montante a receber por parte de Cabo Verde aumenta em 200 mil euros por ano.

É que no acordo vigente foi estabelecido que a União Europeia pagaria a Cabo Verde uma contribuição financeira de 550 mil euros por ano, nos dois primeiros anos de aplicação do protocolo e de 500 mil euros por ano nos últimos dois anos.

Na semana passada um grupo de biólogos, naturalistas e mergulhadores associaram-se a movimentos ambientalistas de várias frentes e alertaram às autoridades nacionais que o novo acordo de pesca entre Cabo Verde e a União Europeia deve excluir a captura do tubarão na Zona Económica Exclusiva (ZEE) nacional, porquanto esta pesca “predatória” está a pôr em causa a presença dessas espécies nas águas cabo-verdianas e a afectar os armadores nacionais na captura da cavala que está a migrar para o oceano largo porque já não está a ser encurralado pelos tubarões.

O grupo que também inclui a ONG Biosfera pediu ainda que o novo acordo estabelecesse a colocação de observadores a bordo dos barcos da UE.

No entanto, na sua página oficial do facebook, o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, regozijou-se com o novo acordo de pesca entre Cabo Verde e a União Europeia, que considerou “muito importante para Cabo Verde”, uma vez que “defende os interesses nacionais e garante a sustentabilidade” da indústria de pesca, bem como o “desenvolvimento das comunidades piscatórias.”

“Após meses de negociações, este acordo é equilibrado e benéfico para ambas as partes”, disse o chefe do Governo prometendo anunciar publicamente os termos deste novo Protocolo Relativo à Implementação do Acordo de pesca entre Cabo Verde e a União Europeia na próxima quarta-feira.

O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Luís Filipe Tavares, garantiu também à RCV que as preocupações dos ambientalistas serão absorvidas neste novo acordo que vai envolver as comunidades científicas de Cabo Verde e UE.

Luís Filipe Tavares disse ainda que “foram levados em conta as inquietações das comunidades piscatórias, do Governo de Cabo Verde, de todos aqueles que participaram na negociação.”

Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top