PUB

Economia

Santa Catarina: ACAISA inaugura showroom de equipamentos em inox para produção grogue

A Associação Comercial Agrícola Industrial e Serviços de Santiago (ACAISA) em parceira com uma empresa portuguesa, inaugurou um showroom de equipamentos diversos em inox para a produção e armazenamento do grogue, aguardente licores e outras bebidas espíritosas.

O Showroom Iberinox Cabo Verde situado em Achada Riba foi inaugurado no passado sábado, 13, e foi presidido por
Beto Alves, presidente da autarquia.

Alves  considera a iniciativa de extrema importância para os agricultores do concelho.

“Santa Catarina, sendo dos maiores concelhos agrícolas do país, é evidente que este parceria estratégica veio em boa hora. Até porque, sempre primamos pela qualidade. E este showroom é um ganho para todo os produtores no concelho de Santa Catarina e Cabo Verde no geral”.

Por seu turno, o Inspector-geral da IGAE, Elisângelo Monteiro diz também que trata se de iniciativa importante que acaba por coroar todo o trabalho que a IGAE tem feito no terreno.

“Agora não há desculpas a dar aos materiais de qualidade exigida já estão à disposição dos agricultores, aqui no país. Em 2019 vamos iniciar fiscalização com um pouco mais força e rigor. Porque já temos disponibilidade de equipamentos, o que garante maior facilidade no acesso. Portanto, estamos perante uma oportunidade de melhorar todo o sector de produção do grogue”.

Os agricultores presentes na cerimônia mostraram-se satisfeitos com o que viram e ouviram. Entretanto, mostram-se um pouco expectantes em relação aos preços, uma vez que será necessário fazer um avultado investimento e ainda não sabem se vão ter acesso a crédito.

Confrontado com essas preocupações, o presidente da ACAISA, Felisberto Veiga, um dos promotores da iniciativa, assegura que a ACAISA vai doravante ajudar os produtores na elaboração dos seus projectos, para que sejam capazes de conseguir financiamento junto das instituições de micro créditos e banca.

O representante da empresa Morais & Pinto, de Portugal, António Morais, garante que os produtos serão vendidos em Cabo Verde ao preço do mercado europeu. E acrescenta que vai ser aberto um showroom no próximo dia 20 na ilha de Santo Antão.

A abertura oficial da loja contou ainda com a presença do Director Nacional da Indústria e Energia, Oscar Borges que garantiu o apoio do Governo aos produtores, sobretudo a nível da exportação.

SM

PUB

PUB

PUB

To Top