PUB

Saúde

Fogo: Médicos internacionais dão consultas gratuitas de Estomatologia

Uma equipa médica, constituída por 21 elementos, entre médicos, assistentes e estudantes universitários, ligados à área de Estomatologia, chegaram, sexta-feira, 12, hoje à ilha do Fogo para consultas gratuitas nesta área.

De acordo com a Inforpress, a  vinda da equipa médica, pertencente à Associação dos Médicos Espanhóis, radicados nos Estados Unidos da América (EUA) e que tem desenvolvido missões do género em vários países africanos e da América Latina, é fruto de uma parceria existente entre esta organização e a Fundação Casa das Bandeiras, disse Henrique Pires, indicando que como não existe um Protocolo formalizado, a ideia é avançar neste sentido.

O responsável da Casa das Bandeiras, Henrique Pires, disse, também, à Inforpress, que a equipa dará consultas este sábado e domingo (13 e 14) nas instalações do Hospital Regional “São Francisco de Assis”.

Na segunda-feira, 15 – de acordo com Pires -, a missão estará no Centro de Saúde de Cova Figueira (Santa Catarina do Fogo) para, na quarta-feira, 17, no dos Mosteiros, observando que “a prioridade é para as crianças em idade escolar”.

A vinda da equipa foi preparada em parceria com a Delegacia de Saúde e conta com a disponibilidade das câmaras municipais, sobretudo na questão do alojamento da equipa, que é constituída por técnicos de diversas nacionalidades, designadamente: norte-americanos, espanhóis, brasileiros, russos, egípcios, iraquianos e cabo-verdianos.

Segundo Henrique Pires, tendo em conta que é uma área com alguma carência e necessidade, a Casa das Bandeiras recebeu apoio das edilidades no sentido de estabelecer um Protocolo com esta Associação, para que possa enviar, de dois em dois anos, uma equipa médica para consultas descentralizadas.

Igualmente, a nível da Saúde, no domingo, 14, chega a Chã das Caldeiras uma médica e três enfermeiros para atendimento à população local, no quadro de uma acção médica que o Instituto Universitário de Arte, Tecnologia e Cultura do Mindelo (M_EIA), promove entre os dias 14 e 18 de Outubro.

O M_EIA, segundo o seu responsável, Leão Lopes, tem, desde Junho, um Gabinete Técnico para dar assistência técnica no domínio de Arquitectura e de Tecnologias de Construção Sustentável à população, e, com esta acção médica pretende-se alargar a área de intervenção para além da parte ligada ao plano em si, mas abrangendo outras áreas como Saúde e Educação.

Assim, entre os dias 14 a 18, será montado uma estrutura na perspectiva de Educação para a Saúde e, ao mesmo tempo, para consultas às pessoas, contando com a parceria da médica Ema Mascarenhas e apoio e assistência das delegacias de Saúde do Fogo.

PUB

PUB

PUB

To Top