PUB

Cultura

“Colecção de arte contemporânea” marca início das actividades do Dia Nacional da Cultura e das Comunidades

A exposição permanente sobre a “Colecção de arte contemporânea”, no Palácio da Cultura Ildo Lobo, é a primeira actividade realizada pela Direcção Geral das Artes e das Indústrias Criativas para comemorar o dia Nacional da Cultura e das Comunidades.

Esta informação foi avançada ontem à Inforpress, pelo director geral das Artes e das Indústrias Criativas, Adilson Gomes, assegurando que o dia 18 de Outubro serve para dar mais honra aos agentes culturais cabo-verdianos, pois é um meio para reconhecer o trabalho desses profissionais.

Da parte da Direcção Geral das Artes e das Indústrias Criativas, as actividades arrancam hoje à tarde com a abertura da exposição permanente da “Colecção de arte contemporânea” no Palácio da Cultura Ildo Lobo, cuja inauguração será feita pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, e o ministro da Cultura, Abraão Vicente.

“Vamos abrir pela primeira vez esta exposição que será a primeira mostra, mas durante os próximos tempos vamos realizar mais mostras, porque temos muitas obras que estão escondidas do público, mas que queremos divulgar”, disse.

Ainda enquadrado na rubrica “Palácio fora de portas”, o Palácio da Cultura Ildo Lobo, em parceria com o Centro Cultural Português em Cabo Verde, inaugura no dia 16 a exposição “Estratos da Sociedade Contemporânea” de Nuno Prazeres, que vai estar patente até 02 de Novembro no auditório do Centro Cultural Português na Achada Santo António.

Está agendada ainda a exposição “Rostús Y Idêntidadi” do fotógrafo santa-catarinense KunyMendes, no Museu da Resistência Ex-Campo de Concentração no município do Tarrafal, de 17 a 31 de Outubro, em parceria com o Instituto do Património Cultural e com a Câmara Municipal do Tarrafal.

Ainda enquadrado nas actividades de comemoração do dia 18 de Outubro, informou, vão apresentar em parceria com o Hotel VIP Praia a exposição “DI LI” do artista plástico cabo-verdiano Adilio Felsing e da fotógrafa alemã Dora Robalo, que vai estar patente de 08 a 21 de Outubro no hall de entrada do Hotel.

Desfiles de tabanca, de Colá São João (colá San Jon), uma passeata em homenagem ao escritor e poeta cabo-verdiano Eugénio de Paula Tavares, serenata nas ruas da cidade, palestras, actuações musicais, cinema nos bairros, mostra artesanal em parceria com os artesões da Praia, mostras documentais, são outras actividades programadas.

O Dia Nacional da Cultura é celebrado em Cabo Verde a 18 de Outubro, dia do nascimento do jornalista, escritor e poeta cabo-verdiano Eugénio de Paula Tavares (1867).

Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top