PUB

Sociedade

Francisco Tavares assume presidência da VerdeFam

O engenheiro Francisco Tavares é agora o novo presidente da Associação Cabo-verdiana para a Protecção da Família (VerdeFam), a decisão saiu da última assembleia-geral da organização que aconteceu na sexta-feira e sábado na cidade da Praia.

Em declarações à Inforpress, a presidente cessante, Edelfride Almeida, disse que a assembleia-geral correu “muito bem” e que conseguiram cumprir todos os pontos, a eleição dos novos órgãos estatutários, a discussão e aprovação da proposta de alteração do estatuto da organização, de acordo com as recomendações da Federação Internacional do Planeamento Familiar (IPPF), e a aprovação dos relatórios de instrumentos de gestão.

Almeida, que presidiu à associação durante 3 anos, mostrou-se igualmente satisfeita pelo facto de agora, após 23 anos de existência, todos os órgãos da VerdeFam, associação constituída maioritariamente por mulheres, são presididos por homens.

Por seu turno, o novo presidente, Francisco Tavares, numa primeira intervenção, ressaltou o “percurso interessante” da VerdeFam no seu domínio do trabalho que tem vindo a desenvolver, primeiramente na promoção da família cabo-verdiana, no direito à saúde sexual e reprodutiva, e na educação para a saúde, áreas que, segundo a mesma fonte, a associação “tem tido uma boa colaboração com o Governo”.

“Vamos sobretudo trabalhar para cumprir as orientações do IPPF e cumprir o plano estratégico 2016/20, que visa reforçar a associação com mais membros, sobretudo homens, mobilizar mais recursos e ser cada vez mais um parceiro do Governo de Cabo Verde na elaboração e implementação de políticas da família, no reforço do plano de saúde sexual reprodutiva, promovendo a inclusão, sobretudo de homens e da população idosa”, afirmou Francisco Tavares.

Além de Francisco Tavares, fazem agora parte do Conselho Directivo Maria Helena Teixeira, Cristina Morais da Cruz, Maria de Lourdes Monteiro e Paula Ramos.

A mesa da assembleia-geral é agora presidida por Alberto Cruz e tem Ana Paula Brito como vice-presidente, e as secretárias Carla Lopes e Maria Brito. Do conselho fiscal fazem parte Manuel Pinheiro (presidente), Jorge Manuel Rodrigues Barbosa (Vogal), Margarida Monteiro (Vogal).

Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top