PUB

Destaques

Destaques da edição 579 do Jornal A NAÇÃO

 

Novo director-geral da Binter exerce “à revelia” da AAC

Luís Quinta, o novo director delegado da Binter Cabo Verde, está nessa função à revelia da Agência de Aviação Civil de Cabo Verde (AAC). É que, segundo a legislação em vigor, para exercer tal cargo, são necessários três anos de experiência no sector da aviação civil. Um requisito que Quinta não reúne.

 

Madonna incorpora Batuku para “africanizar” a sua história musical

O novo álbum de Madonna vai trazer sons do batuku, de Cabo Verde. Essa faixa foi gravada no Verão, em Lisboa, com a Orquestra de Batukadeira de Portugal. Além desse género cabo-verdiano, o disco terá sons da Guiné-Bissau, pelas mãos de Kimi Djabaté, tocador de bafalon e korá.

 

Estudantes do extinto IUE acusam autoridades de descaso

Um grupo de professores a braços com o complemento de licenciatura no ex-Instituto Universitário de Educação (IUE), na ilha da Boa Vista, dizem-se perdidos, sem saber para onde se virarem para resolver o seu problema. A instituição visada, através de Victor Fortes, reconhece o problema e diz que medidas já estão a ser tomadas.

 

Estado deve quase 3 milhões de contos aos municípios

As câmaras municipais podem, a qualquer momento, reivindicar uma dívida de cerca de dois milhões e setecentos mil contos junto do Governo, por incumprimento de um acórdão do Tribunal Constitucional. Esta entidade manda ressarcir as autarquias com 60% das receitas da Taxa Ecológica, que foram transferidas “ilegalmente” para o Fundo do Ambiente.

 

Ano agrícola ameaçado por pragas

A campanha agrícola nas ilhas de Santiago e Fogo está com boas perspectivas, tendo em conta as chuvas registadas em finais de Setembro e início deste mês de Outubro. Os camponeses, já na segunda monda, mostram-se encorajados. A preocupação do momento é a presença da praga da lagarta-do-cartucho-do-milho em algumas localidades.

 

*Nesta edição confira ainda o Comentário de José Vicente Lopes com o título “A cada um a sua telenovela” .

Não perca ainda os artigos de opinião de Ricardino Neves, Abraoo Sena e o ensaio de Marciano Moreira.

PUB

PUB

PUB

To Top