PUB

Desporto

Cabo Verde ultima preparação para os Jogos Olímpicos da Juventude de Buenos Aires

Cabo Verde já está a ultimar os preparativos para a sua participação nos Jogos Olímpicos da Juventude que terão lugar na Argentina, Buenos Aires de 06 a 18 de outubro. A organização desta missão é levada a cabo pelo Comité Olímpico Cabo-verdiano.

Maximilian Stipanov, é o chefe de missão da delegação cabo-verdiana, e contou-nos como está a ser a conclusão destes preparativos.

Conforme salienta “os preparativos já estão em ordem, a preparação desportiva dos atletas são da responsabilidade dos técnicos, e a nível logísticos são da nossa responsabilidade estamos a ultimar os últimos detalhes.

Quanto ao número de pessoas a integrar a comitiva, Stipanov adianta que “ na missão vão estar sete pessoas, Júlio Nagana e o Djosa Pina como oficiais de equipa ou seja treinadores, os três atletas Adriana Almeida e o Marcelo Gomes, no atletismo e Nicalas Fernandes, no Taekwondo. A acompanhar ainda estarão presente Maria Andrade, atleta olímpica de Taekwondo nos Jogos Olímpicos do Rio2016, pelo programa YCM, a presidente do Comité Olímpico e o secretário executivo, que farão a participação no Fórum Olimpismo em Ação com lugar dias antes do início das competições, e o secretário-geral”.

Voltando à participação de Maria Andrade, esta insere-se no programa Young Chance Makers, onde irá atenderá a um conjunto de formações e servirá de apoio aos nossos atletas, pela experiencia ganha nos Jogos Olímpicos do Rio2016.

“Em relação a competição estamos esperançosos de fazer uma boa participação, apesar de ser uma competição muito grande, a nível mundial, mantemos sempre a esperança, principalmente no Nicalas Fernandes, que luta na categoria – 55 kg”, salienta Maximilian, que aponta o facto de o atleta ter lutado numa categoria maior, com uma boa prestação para Cabo Verde nos Jogos Africanos da Juventude, como razão.

Ainda em competição terão os atletas Marcelo Gomes e Adriana Almeida, no atletismo, onde as provas serão muito competitivas

“Nós faremos todo o possível para que os nossos atletas tenham todas as condições para fazerem a sua melhor prestação para representar o país”, garante o e chefe de missão.

Os Jogos Olímpicos são um evento que ultrapassam muito mais que as competições, mas o intercâmbio com outras culturas e realidades, deste modo o ganho, conforme Maximilian extrapolam o nível desportivo.

“Penso que pela idade dos nossos atletas será uma grande experiencia e para nós o Comité Olímpico uma grande oportunidade de intercambio com outros Comités Olímpicos do mundo, com grandes possibilidades de parcerias para o bem do país”, arremata.

Estes Jogos são as III Olimpíadas da Juventude e irão reunir na capital argentina mais de 3000 atletas de todo o mundo.

Esta é a terceira participação de Cabo Verde nos Jogos Olímpicos da Juventude. O país esteve presente em 2010, Singapura, com Apólo Livramento (ilha do Sal), no atletismo, e Jacira Mendes (ilha do Fogo), no Taekwondo.

Em 2014, em  Nanquim, na China, o país fez-se presente com a selecção de futebol sub15, que chegou a disputar o bronze (meias-finais) na prova e Paula Brito, no atletismo. Ainda na delegação esteve a atleta de Taekwondo Jocilene Costa, que no entanto lesionou-se antes da sua competição

PUB

PUB

PUB

To Top