PUB

Economia

Santo Antão: “Milhares de turistas” esperados para a época alta

Santo Antão recebe nos próximos oito meses, o período da época alta do turismo na ilha. São esperados “milhares de turistas” provenientes, sobretudo, do Norte da Europa, que procuram a ilha para caminhadas em trilhas à procura da natureza.

A expectativa dos operadores é de que se mantenha a tendência de crescimento do turismo nesta ilha, que em 2017 recebeu onde mais de 26 mil turistas, registado um crescimento de 23,8 por cento (%) face a 2016.

A expectativa dos operadores turísticos em relação à época alta do turismo em Santo Antão, que se iniciou agora em Outubro, tem sido cada vez mais alta, segundo a operadora Sandra Pereira, que disse ter, igualmente, a percepção de que esta actividade tem aumentado de ano para ano na ilha que, seu ver, “tem tudo para dar certo” a nível turístico.

Santo Antão, para potenciar o seu turismo, precisa do seu aeroporto, mas necessita, sobretudo, de um plano que dê atenção à qualificação os recursos humanos, através de formação profissional, segundo esta operadora que, através da sua agência – a Atlantur, tem estado a promover Santo Antão em diversos eventos nacionais e internacionais.

Este ano, a época alta do turismo nesta ilha, que decorre até ao mês de Maio, deverá ser marcada pela diversificação da oferta, já que, além do trekking, até agora, o principal produto turístico de Santo Antão, os operadores começam a apostarem, também, na promoção docanyoning e mergulho.

O êxodo rural, dificuldades ainda a nível de alojamento, dos transportes marítimos e aéreos, o estado actual do saneamento, a qualificação dos recursos humanos, falta de sinalização dos percursos são algumas “fragilidades” que ainda condicionam a actividade turística em Santo Antão, segundo os operadores.

Apesar desses constrangimentos, o fluxo turístico tem vindo a aumentar em Santo Antão, ilha que, como atractivos, apresenta “um riquíssimo património natural e construído”, que precisa, porém, ser preservado.

O Governo, no quadro do Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável (PEDS) para Cabo Verde, previsto para o período 2017-2021, define, como um dos desafios colocar Santo Antão entre as 20 ilhas mais belas do mundo.

Existem em Santo Antão 64 casas rurais que acolhem turistas nas diferentes localidades.

Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top