Home » Actualidades » Governo anuncia investimento de 272 mil contos para os próximos dois anos na Ribeira Grande de Santiago

Governo anuncia investimento de 272 mil contos para os próximos dois anos na Ribeira Grande de Santiago

O Governo promete requalificar a orla marítima do município da Ribeira Grande (Santiago) e reabilitar a igreja mais antiga do País, no quadro do Fundo do Ambiente, visando retomar o roteiro histórico da Cidade Velha, Património da Humanidade.

O ministro de Estado, dos Assuntos Parlamentares e da Presidência do Conselho de Ministro revelou estas apostas à imprensa durante a visita que realizou ontem ao município, onde anunciou a reabilitação de todo o centro histórico da Cidade Velha, num financiamento orçado em cerca de 140 mil contos.

Fernando Elísio Freire disse ainda que o executivo vai construir um conjunto de estradas e acessibilidades e reabilitar as habitações, de modo a se perfazer um total de 272 mil contos, para juntamente com a câmara investir neste município nos próximos dois anos.

No quadro do Fundo do Ambiente afirmou que o executivo está a trabalhar para resolver o problema de saneamento no município, de modo adoptar o concelho de uma “maior qualidade” de saneamento.

Tudo isto, especificou, para que a Cidade Velha continue a ser Património Mundial da Humanidade e um “lugar aprazível para se viver” e possa, efectivamente, contribuir para o desenvolvimento de Cabo Verde e da ilha de Santiago, alegando que o concelho “tem potencial” a nível do turismo religioso e histórico.

Avançou, ainda, que no campo da agricultura o município tem “grande potencial” e que o executivo pretender desenvolver esta actividade com vários programas e projectos, ressalvando que neste momento já se fez a transferência “num valor considerável”, proveniente do Fundo do Ambiente, do Fundo de Manutenção Rodoviária, do Fundo do Turismo, assim como do Programa de Mitigação da Seca e do Mau Ano Agrícola.

Esse montante, clarificou, permitiu a realização de obras que serão “estruturante para o município” como o acesso a Bota Rama e a requalificação das estradas de Ponta do Sol.

A visita do governante ao município da Ribeira Grande iniciou com um encontro de trabalho com o presidente da câmara Manuel de Pina, nos Paços do Concelho, e passa ainda por visitas às obras de requalificação nas localidades de Tchancinho, em Belém, e da praça de Porto Mosquito, e termina a tarde com a apresentação do projecto “Cidade”.

Inforpress

PartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone

Comentário

Publicidade