Home » Actualidades » Jorge Carlos Fonseca “sem palavras” para descrever recepção dos cabo-verdianos em Califórnia

Jorge Carlos Fonseca “sem palavras” para descrever recepção dos cabo-verdianos em Califórnia

Acompanharam Jorge Carlos Fonseca, o ministro  dos Negócios Estrangeiros, Luís Filipe Tavares e  o embaixador Carlos Veiga

O Presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, manifestou-se hoje encantado com a recepção que lhe foi oferecida pelas “gentes das ilhas” residentes no Estado norte-americano da Califórnia.

Numa curta publicação efectuada na sua página da rede social Facebook, o chefe de Estado descreve um local “repleto” de cabo-verdianos nascidos no país mas, sobretudo, das segunda e terceira gerações, palco de uma “tremenda demonstração de apego às raízes”.

“Entusiasmo, festa, música, abraços e beijos, palavras e gestos tocantes, lágrimas… ficarão seguramente retidos na minha memória momentos tão fortes, tão plenos de emotividade, tão singela e intensamente cabo-verdianos”, escreveu, completando que depois das homenagens que recebeu  no domingo fica com orgulho daquela comunidade.

“Tenho muito orgulho em ser o seu Presidente (…) Que bela, sólida, rica e inigualável  ‘rede social’ crioula!”, reforçou Jorge Carlos Fonseca, agradecendo “do fundo do coração” a todos, em especial aos integrantes do “fantástico Caboverdean Strong Califórnia”.

Também no domingo, Jorge Carlos Fonseca recebeu a congressista (democrata) Karen Bass num encontro “muito útil e promissor”, em que os temas privilegiados foram os “ compactos” MCA e a cooperação CV/USA.

Acompanharam Jorge Carlos Fonseca, o ministro  dos Negócios Estrangeiros, Luís Filipe Tavares e  o embaixador Carlos Veiga.

Jorge Carlos Fonseca iniciou na sexta-feira, 21, uma visita aos Estados Unidos da América com  um encontro com o governador da Califórnia, Edmund Gerald “Jerry” Brown.

O Presidente caracterizou o encontro como “uma primeira aproximação de Cabo Verde a este “importante Estado americano”.

“Uma conversa agradável, simpática, útil e promissora sobre as relações entre o nosso país e a Califórnia”, escreveu Jorge Carlos Fonsecam completando que o diálogo foi atravessado, por vezes, “por alguma dose de humor”, que abordou um relacionamento entre Cabo Verde e Estados Unidos, que perfaz 200 anos.

Sobre a mesa estiveram, segundo o chefe de Estado cabo-verdiano, a cooperação actual entre os EUA e Cabo Verde, os pacotes do Millennium Challenge Account Cabo Verde (MCA-Cabo Verde), a comunidade cabo-verdiana nos EUA e na Califórnia, bem como as perspectivas de cooperação, que a “a área da energia foi privilegiada no encontro, merecendo especial atenção do Governador”.

Acompanharam Jorge Carlos Fonseca no encontro o ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Luís Filipe Tavares, o embaixador Carlos Veiga e o cônsul-geral, Hermínio Moniz.

C/Inforpress

PartilheTweet about this on TwitterShare on FacebookShare on Google+Email this to someone

Comentário

Publicidade