PUB

Política

Ulisses Correia e Silva congratula-se com a decisão do PR em ratificar o Acordo SOFA

O primeiro-ministro manifestou a sua satisfação, através da sua página na rede social Facebook, pela decisão do Presidente da República em ratificar do Status of Forces Agreement (SOFA). “É um momento importante nas relações com os EUA, país que alberga a maior e a mais antiga diáspora cabo-verdiana”.

Segundo Ulisses Correia e Silva, esse acordo abre condições para o aprofundamento das relações com os Estados Unidos da América (EUA) em matéria de Segurança e Defesa, particularmente nos domínios da segurança marítima e da prevenção e combate ao crime transnacional fronteiriço e da prevenção e luta contra o terrorismo.

“A nossa localização geoestratégica e as vulnerabilidades de país pequeno exigem alianças fortes que reforcem as condições estruturais de segurança do país e o coloque em condições de contribuir para a segurança cooperativa, nomeadamente para fazer face a ameaças relacionadas com o tráfico de droga, de armas e de seres humanos, pesca ilegal, pirataria marítima e terrorismo”, realça.

O Chefe do Governo considera ainda que “nenhum país consegue garantir a segurança e fazer face a ameaças regionais e globais de forma isolada. É por essa razão que existem alianças, parcerias e cooperação entre estados e entre instituições”.

Ulisses Correia e Silva esclarece, no entanto, que “o facto de existir o SOFA não elimina e não impede acordos de cooperação militar com outros países como são, de há vários anos, os casos de Portugal, França, Espanha, Reino Unido, Brasil e Senegal”.

“Qualquer relação bilateral ou multilateral, em qualquer domínio, rege-se e reger-se-á sempre pelos valores da paz, da liberdade e do respeito pelos direitos humanos por que Cabo Verde se orienta”, finaliza.

O SOFA foi assinado a 25 de Setembro, em Washington, pela secretária de Estado Adjunto para Assuntos Político-militares norte-americano, Tina Kaidanow, e pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Defesa e Comunidades, Luís Filipe Tavares, na presença do secretário de Estado Adjunto dos EUA, Rob Scott, e primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.

PUB

PUB

PUB

To Top