PUB

Política

JCF anuncia hoje decisão sobre o SOFA

O Presidente Jorge Carlos Fonseca faz, hoje, uma comunicação ao país, para explicar o seu posicionamento em relação Status Of Forces Agreement (SOFA), que recebeu para ratificação, depois da sua aprovação no Parlamento.

Jorge Carlos Fonseca, que preferiu não suscitar a fiscalização preventiva do SOFA junto do Tribunal Constitucional, está sob forte pressão e, ao que tudo indica, vai ratificar esse acordo.

Logo mais, às 17 horas, JCF irá, pois, dizer definitivamente da sua justiça, ao fim de vários meses de especulações, comentários e discussões relativos ao referido tratado entre Cabo Verde e os EUA. Da sua assinatura ou não, como disse o embaixador Donald Heflin dependerá a cooperação militar entre a Cidade da Praia e Washington.

O SOFA foi assinado a 25 de Setembro, em Washington, pela secretária de Estado Adjunto para Assuntos Político-militares norte-americano, Tina Kaidanow, e pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, Defesa e Comunidades, Luís Filipe Tavares, na presença do secretário de Estado Adjunto dos EUA, Rob Scott, e primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva.

Nos seus comentários públicos, Jorge Carlos Fonseca chegou a afirmar que, enquanto chefe de Estado, deveria estar mais informado e envolvido no processo negocial. A forma como, por duas vezes, foi desmentido primeiro pelo chefe do Governo, Ulisses Correia e Silva, e depois pelo titular da diplomacia, Luís Filipe Tavares, deverá fazer parte da mensagem presidencial de hoje.

Do teor da mensagem de logo mais dependerá em grande parte o futuro das relações entre a Presidência da República e o Governo daqui para frente.

 

PUB

PUB

PUB

To Top