PUB

Sociedade

Sal: Desemprego jovem ronda os 19,8%

Assinala-se hoje o dia do Município do Sal. Conforme dados avançados pelo Instituto Nacional de Estatística de Cabo Verde (INE), numa brochura especial alusiva à data, mostra-se que Sal tem sofrido grandes alterações, sobretudo devido ao facto de ser, hoje em dia, a principal porta de entrada de turistas do país.

Por isso mesmo, não é de estranhar que das 36 mil 768 pessoas residentes, 53,8% seja natural de outro concelho de Cabo Verde ou de outro país.

Relativamente a dados sobre o mercado de trabalho, em 2017, a taxa de ocupação da população activa rondava os 71,1%. Já a taxa de desemprego estava fixada em 7,4%, afectando maioritariamente as mulheres. O desemprego jovem, apesar do Sal absorver muita mão de obra turística, ronda os 19,8% e afecta os jovens entre os 15 e 24 anos.

Face ao turismo e actividades conexas, a ilha do Sal gerou em 2016 (ano dos últimos dados oficiais disponíveis) cerca de quase 65 milhões de escudos, contribuindo com quase 17 milhões para o PIB nacional. Em 2015, Sal representava 10,5% do PIB total do país.

Em 2017, Sal tinha 31 estabelecimentos hoteleiros, porém a maior oferta de camas estão concentradas nos grandes resorts all inclusive, sendo que o ano passado a ilha concentrou 54,8% das dormidas no país.

PUB

PUB

PUB

To Top