PUB

Opinião

Firmina Melício: Primeira Mulher Oficial Superior da PN

Por: Luis Mendes*

Através do Extrato do despacho nº 1237/2018, de Sua Excia., o Ministro da Administração, publicado no Boletim Oficial, II série nº 52, de 7 de Setembro, a senhora FIRMINA DUARTE MELÍCIO, (foto), até então Comissária da Policia Nacional, exercendo as funções de Comandante da Esquadra de Trânsito, no Comando Regional de S. Vicente, foi promovida ao Posto de Subintendente, referência 10, escalão A, classe de Oficial Superior.

FIRMINA MELÍCIO, pertence à geração da primeira incorporação de mulheres que entraram nas fileiras da então Policia de Ordem Pública, tendo frequentado o curso de formação de agentes, em finais do ano de 1989. Durante a formação foi destacada com a medalha de melhor aluna do curso. Foi nomeada agente de 2ª Classe das Forças de Segurança e Ordem Pública, em 11 de Abril de 1990.

Além desta formação de base, esta profissional, frequentou os cursos de promoção de Subchefe, em Cabo Verde e de Formação de Chefe de Esquadra no exterior, em finais do ano de 1999, durante um ano letivo, na então Escola Superior da Policia, situada em Alcântara – Lisboa. Fez os dois cursos com bom aproveitamento. FIRMINA MELÍCIO, que também é licenciada em Sociologia, desempenhou várias funções de chefia na PN, com destaque para os cargos de comandante da Esquadra da Boa Vista e de comandante da Esquadra de Trânsito do Mindelo, função que desempenha atualmente, e pela segunda vez.

Esta Oficial Superior da PN é mãe de três filhos, sendo uma menina e dois rapazes, avó de três netos. Como amante do desporto, praticou o voleibol, modalidade que deixou de praticar há 18 anos, quando enveredou pela carreira docente, em primeiro lugar, para mais abraçar a profissão de polícia. Entretanto, na horas de lazer, pratica a natação e o ciclismo, com assiduidade.

Esta mulher batalhadora, já esteve em férias e formações em vários países, nomeadamente, Portugal, Espanha, França, Bélgica, Holanda, Luxemburgo, EUA, Marrocos, Dubai, sendo estes dois últimos de passagens, e no ano passado, de 23 de Abril a 12 de Maio, na Cidade Chinesa de Shenyang, província de Liaoning, numa ação de formação, organizada pela Universidade Nacional de Polícia, desse país.

Com a sua promoção, FIRMINA DUARTE MELÍCIO, torna assim, a primeira e única mulher Cabo-verdiana, a atingir ao Posto de Oficial Superior, na história da Polícia em Cabo Verde, seguindo carreira desde base, até ao posto atual.

Parabéns à FIRMINA e a todas as mulheres cabo-verdianas!

Praia, 11 de Setembro de 2018

*Oficial da Policia Nacional

 

PUB

PUB

PUB

To Top