PUB

Mundo

Portugal: Salários da Função Pública com aumentos de 3,1%

O próximo ano deve chegar com boas notícias para os trabalhadores da Função Pública, já que vão ter aumentos salariais de 3,1por cento (%), em resultado do processo de descongelamento das carreiras, anunciou o Governo.

Assim sendo, o processo de descongelamento de carreiras na Administração Pública (AP) deve levar a um aumento de cerca de 750 milhões de euros das despesas com o pessoal em 2019, mais 3,7% face ao ano anterior, de acordo com um comunicado do Gabinete do Ministério das Finanças, emitido após a reunião com as três estruturas sindicais da AP.

De acordo com o Governo, este valor significa que, em média, “os actuais trabalhadores da AP terão um aumento ao longo de 2019 de mais de 3,1% face a 2018”.

A tutela garante, ainda, que mantém a intenção de concluir, em 2019, a terceira e quarta fases de descongelamento das carreiras, “o que implica valorizações remuneratórias adicionais” em Maio e Dezembro do próximo ano.

“Desta forma pretende-se garantir, em apenas dois anos, a recuperação de nove anos de carreiras, o que constitui um esforço financeiro bastante elevado e um passo muito importante na valorização das carreiras dos trabalhadores e da normalização da administração pública”, vincou.

As carreiras da Função Pública estavam congeladas desde 2011.

PUB

PUB

PUB

To Top