PUB

Mundo

Brasil: Polícia Federal conclui que PR recebeu subornos da Odebrecht

A Polícia Federal brasileira enviou um relatório ao Supremo Tribunal Federal, no qual revela ter descoberto indícios de que o Presidente do Brasil (PR), Michel Temer, recebeu subornos da construtora Odebrecht, envolvida em vários escândalos de corrupção.

De acordo com a TV Globo, a Polícia Federal (PF) suspeita que o Presidente Temer está envolvido em crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

O Supremo Tribunal Federal confirmou ter recebido o documento na quarta-feira, 5.

Cabe, agora, à Procuradora Raquel Dodge decidir se acusa Temer pela terceira vez, desde que tomou posse como Presidente, em 2016.

Se for acusado, são necessários dois terços da Câmara dos Deputados para suspender Temer e permitir o seu julgamento.

A Odebrecht tem estado envolvida em escândalos de corrupção em vários países, como a República Dominicana, Perú ou Guatemala.

O Governo brasileiro anunciou, em Julho, um novo acordo com a Odebrecht, que prevê que a construtora pague cerca de 600 milhões de euros pelos prejuízos causados nos esquemas de corrupção tornados públicos pela operação Lava Jato.

Do valor total que a empresa terá de devolver aos cofres públicos, 900 milhões de reais (cerca de 200 milhões de euros) correspondem aos subornos pagos pelo grupo a funcionários públicos.

PUB

PUB

PUB

To Top