PUB

Sociedade

PJ detém cinco suspeitos da prática de vários crimes em Mindelo

A Polícia Judiciária deteve, na quarta-feira (29), cinco indivíduos, de nacionalidades estrangeiras e cabo-verdiana, suspeitos da prática de uma série de crimes de burla qualificada, ameaças de morte, falsificação e passagem de moeda.

A detenção, fora de flagrante delito, foi efectuada pelo Departamento de Investigação Criminal do Mindelo (DICM) – Brigada de Crimes Económicos e Financeiros, em cumprimento de um mandado do Ministério Público,

As detenções foram feitas na sequência de várias buscas domiciliárias realizadas nos arredores da cidade do Mindelo, tendo sido ainda apreendidos diversos objectos e documentos relacionados com os crimes.

Os suspeitos, que se apresentavam sob diferentes nomes e disfarces, fazem parte de uma associação criminosa que se dedica a práticas de crimes de burla, ameaças de morte e rapto, falsificação de moeda e outros, que vinha actuando em várias partes do país, com destaque para a ilha de São Vicente.

Através de engano de “rituais de curas milagrosas e de feitiços”, “duplicação de dinheiro” (notas pretas) e/ou passando por investidores estrangeiros, esses indivíduos manipulavam as vítimas, fazendo com que estas lhes entregassem grandes quantias em dinheiro, tendo as vítimas sido burladas em valores que ultrapassam os 15.000.000$00 (quinze milhões) de escudos cabo-verdianos.

Presume-se que parte desse dinheiro tenha sido usado na compra da embarcação e mantimentos que apoiaram o transporte de pessoas para o Brasil, de forma ilegal, ocorrido recentemente, a partir de Mindelo.

Os detidos serão presentes, esta sexta-feira, às autoridades judiciárias competentes, para efeitos do primeiro interrogatório judicial de arguidos detidos e aplicação de medidas de coacção pessoais.

PUB

PUB

PUB

To Top