PUB

Destaques

Destaques da edição 574 do Jornal A NAÇÃO

HOSPITAL “DR. AGOSTINHO NETO”

“Degradação” do Centro de Diálise preocupa doentes renais

A Associação dos Doentes Renais (ADR) de Cabo Verde está preocupada com o que chama de “degradação” do Centro de Diálise do Hospital “Dr. Agostinho Neto” (na Cidade da Praia), inaugurado em 2014. Contra isso, defende a autonomia do Centro, para se evitar o seu “constante deterioramento”. São perto de 150 pacientes, metade do Norte do País, que se dizem abandonados à sua sorte.

………………………………………………………………….Págs.  A02 e A03

CORREIOS NAS BARRAS DA JUSTIÇA

Amândio Vicente “amparado” pelo Tribunal Constitucional 

Os Correios de Cabo de Cabo Verde moveram um processo disciplinar ao seu funcionário Amândio Barbosa Vicente, por entender que este, enquanto presidente do Partido Popular (PP), concedeu entrevistas que prejudicaram o prestígio, a imagem e o bom nome da empresa. O processo culminou com a punição do visado que foi suspenso por 90 dias, sem vencimento. Este diz que vai continuar a recorrer à Justiça, para fazer valer os seus direitos. Por ora, já obteve o Recurso de Amparo junto do Tribunal Constitucional

………………………………………………………………..Pág. A04

SANTO  ANTÃO

Emigrante produz sabonetes biológicos Inês Silva, uma cabo-verdiana radicada nos Estados Unidos da América, inaugurou em Abril, uma fábrica de sabonetes biológicos, na localidade de Ribeira das Patas, na ilha de Santo Antão. A meta a curto prazo, segundo a mentora desta iniciativa, é exportar os produtos para o mercado dos EUA.

…………………………………………………………….Pág. A05

RESGATE  DO  “TRUST FUND”

Uma incógnita após maturidade dos Títulos de Dívida Interna 

A maturidade dos Títulos Consolidados de Mobilização Financeira (TCMF) expirou no dia 17 deste mês e não há, até este momento, qualquer sinal do Governo no sentido de resgatar os títulos com recurso ao Trust Fund. Este instrumento, criado nos anos 90, converteu a dívida interna num depósito no valor de 107 milhões de euros, gerido pelo Banco de Portugal. Mas, no essencial, o problema persiste.

…………………………………………………………..Págs. A06 e  A07

TURISMO DE SAÚDE  

Condições naturais não chegam

A posição geo-estratégica e condições naturais de Cabo Verde apresentam o país como possível potência no Turismo de Saúde. Contudo, no dizer de quem conhece o sector, só isso não basta, há que ultrapassar um conjunto de desafios, sob pena de o potencial…morrer na praia.

………………………………………………………….Págs. A10 e A11

SANTA  CATARINA 

Figueira das Naus “chora” abandono   

A população de Figueira das Naus, no concelho de Santa Catarina (no interior de Santiago), diz-se “abandonada pelas autoridades municipais”. Em face disso, exige a requalificação de algumas infra-estruturas básicas, com destaque para: a Escola, Unidade Sanitária de Base e a conclusão da segunda fase do Polivalente. Edil José “Beto” Alves discorda e…apresenta obras.

……………………………………………………………….Págs.  A08 e  A09

-Esta Edição nº 574 – que já está bancas -, traz, também, a Opinião de Cipriano Fernandes; a par das Colunas  de Marciano Moreira e de Filinto Elísio.

PUB

PUB

PUB

To Top