PUB

Mundo

Vaticano: Papa não comenta acusações de arcebispo

O Papa não considerou, no domingo, necessário comentar várias acusações contra ele que constam do texto de um arcebispo, de que teria ignorado durante o seu pontificado acções do cardeal norte-americano Theodore McCarrick, acusado, publicamente, em Julho, de abuso sexual.

“Não vou dizer uma palavra sobre isso, acho que o comunicado fala por si”, declarou o Papa Francisco, quando questionado durante o voo que o levou de regresso a Roma, após a visita à Irlanda.

Um ex-núncio em Washington, o arcebispo Carlo Maria Vigano, acusou o Papa Francisco, numa carta aberta publicada no fim de semana, de ter anulado sanções contra o cardeal McCarrick e de ter ignorado as descrições do seu comportamento homossexual predatório junto de jovens seminaristas e sacerdotes.

“Eu li o comunicado esta manhã”, disse o Papa aos jornalistas, que o acompanharam no avião, referindo-se à carta.

“A corrupção atingiu o topo da hierarquia da Igreja”, disse o arcebispo Vigano na sua carta aberta, chegando a exigir a renúncia do Papa Francisco.

O arcebispo Vigano, de 77 anos, escreveu uma carta de 11 páginas, publicada no domingo, 26, por alguns meios de cariz conservador em vários países, na qual o prelado acusa outros membros da Cúria de formarem um “lobby gay” e de encobrirem as acusações contra o cardeal norte-americano.

A carta baseia-se em acusações pessoais e o prelado não aponta qualquer documentação ou prova.

O embaixador do Vaticano escreve que Francisco conheceu o caso a 23 de junho de 2013, porque ele próprio o comunicou “e continuou a encobrir o cardeal ex-arcebispo de Washington, McCarrik”, adianta.

Em Junho passado, McCarrik, de 88 anos, foi afastado do colégio cardinalício e o papa argentino “ordenou a sua suspensão do exercício de qualquer ministério público, assim como a obrigação de permanecer na casa que lhe será destinada para uma vida de oração e penitência”.

Vigano explica na carta que, em 2013, foi o mesmo pontífice quem lhe perguntou: “Como é o cardeal McCarrick?, ao que o informou que aquele corrompeu gerações de seminaristas e sacerdotes e que o Papa Bento XVI o mandou retirar-se para uma vida de oração e penitência”.

O Papa realizou uma visita de dois dias à Irlanda, onde visitou um famoso templo e rezou missa, depois de se ter encontrado com vítimas de abusos sexuais cometidos por membros do clero ou por autoridades e instituições católicas.

Francisco passou 90 minutos, no sábado, a falar com oito vítimas de abuso, incluindo duas que foram forçadamente dadas para adopção quando nasceram, porque as mães não eram casadas.

São alguns dos milhares de adoptados irlandeses, cujas mães solteiras foram forçadas a viver em casas de trabalho.

Uma vítima, Clodagh Malone, disse que Francisco ficou “chocado” com o que lhe contaram, mas “ouviu cada um com respeito e atenção”.

PUB

PUB

PUB

To Top