PUB

Economia

Gilberto Barros: “O fortalecimento do nosso Sistema Financeiro é fundamental para a estratégia que temos para o país”

O secretário de Estado Adjunto das Finanças, Gilberto Barros, defendeu esta quinta-feira, na cidade da Praia, que o Governo encara como de extrema importância, o fortalecimento do Sistema Financeiro, dada a estratégia sob a qual tem projetado o desenvolvimento de Cabo Verde.

Gilberto Barros defendeu esta posição enquanto recebia uma comitiva de avaliadores do Grupo Intergovernamental de Ação Contra o Branqueamento de Capitais em África (GIABA), que se encontra no país, no âmbito do processo e procedimentos sobre o segundo ciclo de avaliação ao sistema de luta contra a Lavagem de Capitais e ao Financiamento do Terrorismo.

São assunto que o Governante considerou fundamentais visto que, Cabo Verde é um país que quer ser, além de grande atração turística, uma plataforma financeira para a região. Daí enfatizar que o Governo está a trabalhar para garantir a boa reputação do Estado de Cabo Verde.

O secretário de Estado sublinhou a importância do fortalecimento contínuo do sistema financeiro, alojado num sistema de vigilância e preparação constantes.

Gilberto Barros reconheceu que há ainda trabalho a ser feito, mas mostrou-se otimista quanto ao muito que já se fez e igualmente quanto aos projetos em carteira, nomeadamente o Plano Estratégico de Desenvolvimento Sustentável – PEDS- 2017/2021 que, entre outros, visa transformar o país numa plataforma financeira e que, no extremo, pretende elevar a qualidade de vida dos cabo-verdianos em todos os cantos do país.

O (GIABA) foi criado em 2000 pela Autoridade dos Chefes de Estados e Governos da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO). Trata-se de uma instituição especializada na prevenção e controlo do Branqueamento de Capitais e Financiamento do Terrorismo na Região Oeste Africana. É uma das principais respostas e contribuições da CEDEAO na luta contra o branqueamento de capitais.

PUB

PUB

PUB

To Top