PUB

Cultura

Boa Vista: Festival da Praia d’Cruz é neste fim-de-semana

O emblemático grupo musical Kassav vai actuar, pela primeira vez, no Festival Praia d’Cruz, na Boa Vista, que se realiza neste fim-de-semana, esta sexta-feira e sábado, (17 e 18 de Agosto). Este ano, o festival deixa de ser gratuito, com os bilhetes de acesso a custarem 500 escudos para os dois dias e 300 só um.

A cobrança de ingressos, de acordo com Djamilton Lima, vereador da Juventude da Boa Vista, visa “minimizar os custos”, uma vez que a Câmara já tem “muitas despesas” com outras festas, nomeadamente, a do município e de romarias em diversas localidades da ilha.

Entretanto, a anteceder o festival de música, a edilidade local promove de 06 de Agosto a 01 de Setembro o Projecto Verão Jovem, sob o lema “Mais Desporto, Menos Álcool e Mais Saúde” que, segundo Djamilton Lima, visa “sensibilizar a juventude” em relação à problemática do consumo exagerado de bebidas alcoólicas.

Confrontado se não seria um paradoxo estar a promover campanha anti-álcool ao mesmo tempo em que se realiza o festival onde o álcool é “rei”, aquele responsável reconhece o problema, mas foi diz que a maior parte dos patrocinadores dessas actividades culturais é constituída por empresas que produzem e comercializam bebidas alcoólicas.

“Durante o Projecto Verão Jovem não vamos permitir a comercialização do álcool”, garante afirmando, contudo, que é “complicado eliminar o álcool” dos festivais. “Mas é possível trabalhar no sentido de se moderar o seu consumo”, acrescenta.

Diversidade sociocultural

A abertura do Festival Praia D’Cruz vai estar a cargo dos DJ’s locais, seguidos de Vozes D’ Bubista, Fidjus di Codé di Dona (Santiago), K’Sol (Santo Antão), Dynamo (Sal, residente em Portugal) Landrick (Angola) e tem a responsabilidade de fechar o primeiro dia do certame, os Dope Vibe Djs (Boa Vista).

No segundo dia, sobem ao palco os DJ’s Dabliu e Tchol, B13 (Boa Vista), Silvestre Gomes (Guiné-Bissau), Kassav (Guadalupe), Djony do Cavaco & Jennifer Solidade (Boa Vista e São Vicente), 2 Much & Blacka (Portugal) e DJ Fatboy (São Vicente) que encerra o festival.

A escolha dos artistas levou em consideração a diversidade sociocultural que caracteriza a população residente na Boa Vista, estratificada por pessoas oriundas de vários países.

PUB

PUB

PUB

To Top