PUB

Mundo

Angola: Líder do MPLA quer Congresso a marcar “momento de coesão do Partido”

O líder do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), o ex-Presidente da República, José Eduardo dos Santois,  deseja que o próximo congresso do Partido, que vai marcar a transição política, se afirme como um momento de “unidade e de coesão política e ideológica”.

José Eduardo dos Santos discursava, quinta-feira, 16, na abertura da IV sessão extraordinária do Comité Central (CC) do MPLA, realizada para analisar os preparativos do VI congresso extraordinário do partido no poder, que se realiza a 8 de Setembro próximo.

Segundo Dos Santos, líder do Partido desde 1979, o encontro visa proceder à apreciação do projecto de informação do Comité Central do MPLA ao congresso.

“Desejamos que o VI congresso extraordinário, que vai marcar uma transição política no seio do Partido, se afirme como um momento de unidade e de coesão política e ideológica”, disse Eduardo dos Santos.

Segundo o líder do MPLA, os documentos submetidos à consideração do CC “espelham a vontade da massa militante do partido, que foi devidamente consultada, através dos respectivos comités provinciais, que realizaram reuniões plenárias no período de 7 a 12 de Junho do presente ano”.

Deste modo, o Comité Central submeterá ao congresso dois projectos de Resolução, ligados ao primeiro Chefe de Estado de Angola, Agostinho Neto, conferindo-lhe os títulos de Presidente Emérito do MPLA e de Membro Honorífico do Comité Central.

No congresso serão apresentados três outros projectos de resoluções do Comité Central, todos ligados a José Eduardo dos Santos, que será condecorado com os títulos de Presidente Emérito do MPLA, de Membro Honorífico do Comité Central e de Militante Distinto do MPLA.

Também no Congresso, o actual Presidente de Angola, João Lourenço, actual vice-presidente do MPLA, vai suceder a José Eduardo dos Santos na liderança do Partido.

PUB

PUB

PUB

To Top