PUB

Economia

Porto Novo: Agricultores em Chã de Branquinho preocupados com o futuro da barragem subterrânea

A situação em que se encontra a barragem subterrânea de Chã de Branquinho, em Porto Novo, Santo Antão, está a preocupar os agricultores desse vale agrícola, que clamam pela recuperação dessa infra-estrutura hidráulica.

A barragem subterrânea de Chã de Branquinha, inaugurada em 2012 no quadro do projecto de reordenamento da Bacia Hidrográfica de Alto Mira, tem sofrido muitos danos, encontrando-se inoperacional desde as cheias de 2016 que a danificaram bastante.

A falta de uma estrada para essa localidade tem condicionado a recuperação dessa barragem, que custou 25 mil contos, já que se trata de intervenções que exigem uso de máquinas que não podem ser transportadas ao local.

A barragem subterrânea de Chã de Branquinho, com capacidade de mobilização de 350 mil metros cúbicos de água/ano, sofreu em 2015, com o furação Fred, avultados danos, e, em 2016, com as cheias em Santo Antão, voltou a ficar seriamente afectada, uma situação que inquieta os lavradores.

Segundo o Ministério da Agricultura e Ambiente (MAA), a recuperação dessa barragem está prevista no quadro do programa de recuperação de Santo Antão.

Porém, o Governo já anunciou que a estrada de acesso a Chã de Branquinho deverá começar a ser construída até finais deste ano ou nos princípios de 2019.

Na sua recente visita a Santo Antão, em Julho, o primeiro-ministro disse que até Setembro será lançado o concurso para a construção dessa via, obra há muto reivindicada pelos habitantes de Chã de Branquinho, um dos vales agrícolas mais importantes do concelho do Porto Novo.

Além da estrada para Chã de Branquinho, o Governo deu já garantias ao município de que, também a estrada de acesso à Chã de Norte, outro importante vale agrícola do Porto Novo, vai ser construída a partir do próximo ano.

Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top