PUB

Mundo

Cooperação entre EUA e Turquia está ameaçada

O Presidente turco (PR), Recep Tayyip Erdogan, alerta que a cooperação entre a Turquia e os Estados Unidos da América está ameaçada, advertindo a Casa Branca que irá encontrar “novos aliados”, caso se mantenha o “desrespeito” norte-americano.

As relações entre os dois aliados na NATO têm-se deteriorado, nas últimas semanas, depois da detenção, em 2016, na Turquia, do pastor anglicano norte-americano, Andrew Brunson, e motivou a imposição por Washington de sanções punitivas a dois ministros turcos, e um aviso sobre possíveis medidas adicionais.

Na sexta-feira, Donald Trump decidiu aumentar o valor das tarifas sobre o aço e o alumínio da Turquia, acelerando a queda da moeda turca (lira), que perdeu 16 por cento (%) face ao dólar.

Em declarações ao jornal “New York Times”, Erdogan avisou Washington sobre as consequências destas medidas, que podem mesmo levar Ancara a encontrar “novos amigos e novos aliados”.

“A menos que os Estados Unidos comecem a respeitar a soberania da Turquia e provem que compreendem os perigos que a nossa nação enfrenta, a nossa parceria pode estar em perigo”, afirmou o Presidente Turco.

Face à queda da lira (a moeda turca), Erdogan anunciou, na sexta-feira, uma “guerra económica” e chamou o povo turco para a “luta nacional”, incitando à troca de moedas estrangeiras.

PUB

PUB

PUB

To Top