PUB

Política

PR congratula-se com decisão do Papa sobre a pena de morte

O Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, congratulou-se com a decisão de Sua Santidade o Papa sobre a pena de morte, que passa a ser ‘inadmissível’ para a Igreja Católica.

Mensagem do PR:

“Santidade,

Escrevo-lhe em meu nome pessoal e na qualidade de Chefe de Estado de Cabo Verde, em representação de todos os meus concidadãos.

Foi com imenso júbilo que recebi a recente notícia de que Vossa Santidade e a Cúria Romana decidiram alterar o Catecismo da Igreja Católica no sentido de passar a considerar que a pena de morte é, em qualquer situação, uma sanção penal inadmissível.

Enquanto Presidente da República e, muito antes, na minha qualidade de investigador e professor universitário, em Portugal, em Macau e em Cabo Verde, sendo eu um cultor das ciências penais, nomeadamente do direito penal, sempre me tenho batido, em escritos e nos vários fóruns em que intervenho, pela abolição completa deste resquício de uma pena que se não coaduna com uma política criminal que, efectivamente, seja humanista, à semelhança das tão estimulantes mensagens que tenho tido a subida honra de vir trocando com Vossa Santidade.

Permita-me, nesta ocasião, recordar a Vossa Santidade, como muito bem sabe, que ainda no tempo em que o nosso país não era independente, o na altura Império Português, em 1890, aboliu completamente, nos seus domínios de então, a aplicação desta pena tão desumana quanto ineficaz e absurda, como o demonstram tantos estudos científicos, sobretudo da Criminologia e outras ciências criminais. Eles dizem-nos que, se numa primeira fase existe alguma eficácia geral-preventiva, logo após a taxa de criminalidade volta aos níveis anteriores.

Estou seguro de que esta Vossa decisão terá efeitos similares, pois o laicismo da generalidade dos Estados não pode esquecer a importância das varias confissões religiosas e o seu papel na modelação das consciências individuais que, depois, acabam por influir nos decisores políticos, sejam eles crentes ou não, ponto é que mulheres e homens de boa vontade.

São tantas as objecções político-criminais e dogmáticas à dimensão de um qualquer ser humano poder retirar a vida a outro, que, neste contexto, tal seria tarefa tão estultícia quanto ociosa. No diálogo ecuménico que Vossa Santidade, à semelhança dos seus predecessores no trono petrino, tanto se tem esforçado por ser marca de água do seu Pontificado, o que muito temos apreciado, creio que esta decisão poderá abrir portas para que outras religiões também o façam.

Da minha parte e de todo o povo cabo-verdiano, Vossa Santidade sempre encontrará aliados fiéis na luta por uma política criminal à medida do ser humano e em que a eminente dignidade da pessoa seja sempre maior que o seu erro, por muito monstruoso que a todos nos pareça”.

Queira Vossa Santidade aceitar a nossa participação em tão digno empreendimento, sem titubear, orgulhosos da nossa História e do nosso presente ordenamento jurídico que reflecte o sentir profundo do nosso Povo. Em linguagem bíblica, a seara é grande e os trabalhadores são muitos. Mas com medidas como estas seremos cada vez mais.

Queira Vossa Santidade aceitar os sinceros protestos da nossa mais viva admiração e estima, também pelo caminho que vem trilhando nestes anos como Papa, cientes de que um Sumo Pontífice, tal como um Chefe de Estado, deve estar sempre perto dos seus.

PUB

PUB

PUB

To Top