PUB

Cultura

Abraão Vicente sugere a integração da disciplina do Ensino Artístico nas escolas com professores profissionais

O ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abrão Vicente, sugeriu a integração da disciplina do Ensino Artístico nas escolas com professores profissionais para cada uma das áreas.

A sugestão foi feita em declarações aos jornalistas antes de presidir à abertura do espectáculo “BA Cultura em Acção”, que aconteceu no Auditório Nacional, na Cidade da Praia, para apresentação dos resultados de nove meses de implementação do programa de Bolsa de Acesso à Cultura.

De acordo com o ministro, é preciso contratar bailarinos, pintores, dramaturgos, cineastas para ensinar nas escolas, uma vez que, conforme defendeu, todas as crianças têm o direito de ter o contacto com a cultura e com uma aprendizagem curricular.

“Não podemos deixar os professores de Matemática, de Português, de Inglês ou de Educação Física ensinar as artes que é uma ciência como outras qualquer”, explicou Abraão Vicente, indicando que esta é “luta” do programa de Bolsa de Acesso à Cultura.

Instado a fazer um balanço desses nove meses de funcionamento do projecto, disse que é um “sucesso” porque tem havido uma grande percentagem da taxa de aprendizado, “como demonstra a exposição de panos de terá, rendas, bordados e artesanato patentes na entrada do Auditoria Nacional”.

Avançou que se trata de um programa que abrange 18 municípios e financia cerca de 1500 alunos, mas como uma abrangência de mais de 2.000 crianças, projecto suportado, na sua totalidade, pelo Ministério da Cultura e com a perspectiva de um financiamento internacional.

“O projecto chega a ser emocionante, porque ver tantas crianças envolvidas e ocupadas nos bairros demonstra a sua vertente de inclusão, de integração, de aprendizagem e de empoderamento das crianças e das comunidades”, notou o ministro.

Por isso, avançou que o seu ministério está a negociar para que no Orçamento de 2019 seja aumentado o número de escolas financiadas, sendo que nesta fase do projecto 42 já estão institucionalizadas.

O espectáculo “BA Cultura em Acção” contou com a presença de 22 escolas de todos os municípios da ilha de Santiago, em diferentes disciplinas artísticas, nomeadamente uma escola do teatro, cinco de dança, dez de música e seis de exposição.

A criação desse programa tem o propósito de garantir que a população com menos recursos não fique excluída da arte e também dar sustentabilidade às pequenas iniciativas das escolas de ensino artístico, financiando as propinas dos alunos que são de famílias com baixo poder económico para a frequência de aulas, atelier e workshops de pintura, dança, música, teatro”.

A Bolsa de Acesso à Cultura é um programa que tem por objectivo massificar o ensino das artes em Cabo Verde, tendo como aposta a inclusão social através, dando oportunidade de acesso às crianças e jovens cabo-verdianos.

C/Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top