PUB

Destaques

Destaques da edição 569 do Jornal A NAÇÃO

AFREXIMBANK PODERÁ SER O FINANCIADOR

Privados querem comprar TACV

Um grupo de empresários cabo-verdianos, no país e na diáspora, está a unir esforços para entrar na privatização da Cabo Verde Airlines (antiga TACV). Isto numa altura em que a companhia tenta se recompor de um período negro provocado pelo cancelamento de todos os voos, durante três semanas, deixando no chão a imagem e a credibilidade da empresa e do país, no mercado interno e internacional.

…………………………………………………………………………………………………………….Págs.  A02 e A03

MINISTRO PAULO ROCHA AVISA

Ser Polícia agora… é só com licenciatura

A partir de agora, quem quiser seguir carreira na Polícia Nacional tem que ter, no mínimo, uma licenciatura. A actualização salarial para 65 mil 945 escudos, até 2020, leva o Governo a mexer no perfil académico de entrada nas forças policiais, algo que, no dizer do presidente do Sinapol, José Barbosa, foi uma sugestão do próprio sindicato. Com o memorando de entendimento, a greve de seis dias foi suspensa.

…………………………………………………………………………………………………………..Págs. A04 e  A05

JUSTIÇA 

Maliano e ganês condenados por tráfico de droga

O Tribunal da Comarca da Praia condenou Richard Sarfo (ganês) e Sanou Moussa (maliano) a sete anos e três meses de prisão efectiva, cada, pela prática, em coautoria, de um crime de tráfico de drogas de alto risco. Já um terceiro indivíduo, de nacionalidade nigeriana, Ikem Laurence Ibezeaco, foi absolvido dos crimes que estava imputado.

………………………………………………………………………………………………………………………….Pág. A12

SÃO VICENTE 

Condutores e ajudantes aplaudem interdição de apanha da areia no Lazareto

Os condutores e ajudantes de camiões em São Vicente mostram-se a favor das medidas preventivas anunciadas pelo Ministério da Agricultura e Ambiente na semana passada, proibindo a apanha de areia no Lazareto. A decisão, agora, é avançar para uma extracção através de concurso público, de forma organizada, profissional e segura.

…………………………………………………………………………………………………………..Págs. A10 e  A11

ECONOMIA

Bancos comerciais dão sinais de melhorias

O sector bancário nacional “está a dar sinais de melhorias”. Este é um dos destaques do Relatório de Estabilidade Financeira de 2017, do Banco de Cabo Verde (BCV). Contudo, o documento não deixa de apontar um conjunto de vulnerabilidades que podem condicionar a rendibilidade das instituições bancárias e conduzir à materialização de riscos para a estabilidade financeira. De realçar a liberalização total das operações cambiais.

……………………………………………………………………………………………………………………Págs. A108 e  A09

AMBIENTE

Autoridades apertam cerco aos caçadores de tartarugas

Nos últimos dias vários indivíduos foram levados ao Tribunal por crimes de captura e comercialização de carne de tartaruga. Os casos aconteceram nas ilhas da Boa Vista, Santiago e Brava.

…………………………………………………………………………………………………………………….Pág. A11

 

TENDÊNCIAS MUSICAIS 

“Rap” de “salto alto”  Igualdade, reconhecimento e respeito. Essas são apenas três das inúmeras reivindicações que as vozes femininas cantam nos palcos da cena do “rap” crioulo, um género predominantemente masculino e, muitas vezes, machista. A NAÇÃO falou com algumas dessas “rappers” e traz, nesta reportagem, as suas visões, mensagens, preocupações, dando a conhecer alguns dos seus trabalhos.

…………………………………………………………………………………………………………In Caderno ETC.

…………………………………………………………………………………………………………………………………

-Nesta Edição nº 569 – que já está bancas -, encontra, ainda, o tradicional Caderno ETC., assim como as opiniões de Arsénio Fermino de Pina, Alcídia Melo Araújo, Jorge Lopes e de Cipriano Fernandes; a par da Coluna  de Marciano Moreira.

PUB

PUB

PUB

To Top