PUB

Sociedade

Praia: Câmaras de videovigilância na cidade entram em funcionamento a partir de hoje

O projecto Cidade Segura, que inclui as câmaras de videovigilância que foram instaladas na cidade da Praia, entra em funcionamento hoje.

Segundo informações do Governo, o primeiro-ministro Ulisses Correia e Silva inaugura esta terça-feira,24, em Achada Grande frente (no antigo aeroporto), o Centro de Comando da Polícia Nacional, que simultaneamente assinala a entrada em funcionamento do Projeto Cidade Segura.

O referido projeto integra o sistema de videovigilância urbana, comunicações de segurança e um Centro de Comando para a gestão das ocorrências, com o objetivo de “antecipar ocorrências criminais, garantir respostas imediatas às emergências e maior eficiência na gestão da segurança urbana, nos principais centros urbanos do país”.

Conforme a mesma fonte, trata-se de uma estrutura de segurança pública “à dimensão das necessidades e preocupações gerais, permitindo abordar as questões securitárias numa óptica preventiva”.

A instalação desse sistema de videovigilância na cidade foi muito criticado pela sociedade civil, tendo em conta a perda de privacidade das pessoas, no seu dia a dia, e devido ao facto do problema de insegurança ser mais profundo, tendo como base problemas sociais como desemprego e pobreza, que não se resolvem com a instalação de câmaras de videovigilância.

Além de Praia, São Vicente e Sal vão também ser contempladas com câmaras de videovigilância.

O projecto global, orçado em 20 milhões de dólares, conta com o apoio da empresa chinesa de tecnologia Huawei.

 

PUB

PUB

PUB

To Top