PUB

Economia

BCA alerta clientes para a tentativa de phishing

Num comunicado enviado aos clientes, o Banco Comercial do Atlântico (BCA) está a informar “que vêm circulando emails fraudulentos de criminosos usando o nome e o logo do BCA, e de outros bancos em Cabo Verde, pedindo a verificação de dados bancários de clientes”.

Por isso, esse banco alerta que, “por segurança”,  os clientes não devem fornecer quaisquer dados bancários via e-mail, nomeadamente dados sobre o Internet Banking – BCADirecto.

“Os Códigos de Acesso (Nome de Utilizador + Código de Acesso) e a Chave de Confirmação do serviço BCADirecto são pessoais e intransmissíveis, não devendo nunca ser transmitidos mesmo que solicitados por pessoas que se identifiquem como colaboradores do BCA”, alerta o banco.

O BCA garante ainda que “nunca solicita estes dados aos seus clientes através de e-mail ou contacto telefónico”.

O banco chama ainda a atenção que, ao receber mensagens do tipo pedindo confirmação de email, confirmação de senhas, password, ou outros dados do Banco, o procedimento correcto é eliminá-las definitivamente e nunca aceder aos links que nelas constam, muito menos abrir os anexos que as acompanham.

As tentativas de fraudes atrás referenciadas são tecnicamente conhecidas por – Phishing.

Phishing consiste no envio de mensagens de correio electrónico, aparentemente provenientes de instituições conhecidas, em que, a pretexto de atualização de dados, oferta de benefícios comerciais ou prémios, motivos de segurança, etc, e normalmente com carácter de urgência, se solicita ao destinatário o envio de dados pessoais ou de negócio. Para mais informações, consultar sites de especialidade.

PUB

PUB

PUB

To Top