PUB

Sociedade

São Domingos: Nadador salvador apanhado a capturar tartaruga na Praia Baixo

A Polícia Nacional (PN), em São Domingos (interior de Santiago), prendeu no sábado 21 de Julho, um “nadador salvador” conhecido por “Né” supostamente por ter capturado uma tartaruga marinha.

Conforme as nossas fontes, “Né” foi apanhado em flagrante delito pelos militares que fazem a patrulha na praia de Praia Baixo, no concelho de São Domingos, e que de imediato chamaram a PN para deter o suspeito.

“Né” encontra-se detido desde domingo, 22, na Esquadra de São Domingos, vai ser apresentado nas próximas horas ao Tribunal do mesmo concelho, para conhecer a medida coação que lhe será aplicado.

Mal a tartaruga foi colocada de volta na areia, depois de ter sido salva pelos militares e pela PN, desovou de imediato.

No local juntaram-se muitos curiosos para testemunhar o momento e aplaudir as autoridades que conseguiram salvar a tartaruga de ir provavelmente para a uma panela e permitir que ela fizesse a desova, assegurando a continuidade da espécie.

Importa referir que a captura, consumo de carne, ovos, ou quaisquer restos ou parcelas das tartarugas marinhas de diferentes espécies é crime em Cabo Verde. Os infratores podem ser punidos com multa ou pena de prisão efectiva.

Ainda na semana passada o Tribunal da Comarca da Brava, condenou dois indivíduos detidos pela captura e venda de carne de tartaruga, naquela ilha, a pagar 50 contos de multa, cada um.

SM

PUB

PUB

PUB

To Top