PUB

Destaques

Destaques da edição 568 do Jornal A NAÇÃO

GOVERNO E SINAPOL

O BRAÇO-DE-FERRO APROFUNDA-SE

O Sindicato Nacional da Polícia (SINAPOL) decidiu convocar uma nova greve, de seis dias, para o final deste mês, em resposta às sanções disciplinares tomadas pelo Ministério da Administração Interna (MAI) contra os seus dirigentes. Ao reformar compulsivamente o presidente do SINAPOL, José Barbosa, o Executivo é acusado de violar, de forma flagrante, os direitos à greve e ao sindicalismo. Estará Cabo Verde diante do regresso da “democracia musculada” do MpD?

IRREGULARIDADES NA GALA DO TURISMO

IGF PROPÕE PROCESSO-CRIME PARA ORGANIZADORES DO EVENTO

A Primeira “Gala da Cabo Verde Tourism Awards’2017” custou 18 mil contos. Só em “consultoria” e “outros trabalhos técnicos”, as despesas rondaram os dez mil contos, revela a auditoria mandada efectuar pelo ministro José Gonçalves, à gestão do então director-geral do Turismo, Carlos Anjos, diante do fiasco que foi o evento. A auditoria recomenda a responsabilização criminal dos organizadores da gala Cabo Verde Tourism Awards.

CIDADE DA PRAIA

CIDADÃO BALEADO POR INSPECTORA DA PJ ESPERA HÁ SETE ANOS POR JUSTIÇA

Luís António Barreto, “Nelito”, baleado com dois tiros, em 2011, na zona dO Sucupira, alegadamente, por uma inspectora da Polícia Judiciária (PJ), diz que, volvidos sete anos, continua a aguardar por justiça. Este antigo lavador de carros, hoje motorista de profissão, diz que, como cidadão, este é um direito seu, do qual não abre mãos.

TRANSPORTES  AÉREOS

VOOS DA CABO VERDE AIRLINES DEVERÃO “NORMALIZAR”…EM BREVE

Depois de forte turbulência que resultou no cancelamento de 52 voos e 7.550 mil passageiros afectados, devido à falta de aviões desde o passado dia 2 de Julho, a Cabo Verde Airlines deverá normalizar as suas operações em breve. No país já se encontram dois novos aparelhos, sendo que um deles terá que se submeter ao crivo da Agência de Aviação Civil, para poder operar.

ESTADO  DA  NAÇÃO

CABO-VERDIANOS PREOCUPADOS COM O DESEMPREGO

A questão dos transportes, com enfoque na recente crise na TACV (Cabo Verde Airlines) e nas evacuações, marcará, certamente, o debate sobre o Estado da Nação, que acontece na próxima semana. A (in)segurança, com o SOFA metido pelo meio, será outra matéria em pauta. O programa de mitigação dos efeitos da seca será, igualmente, um tema quente no debate sobre o Estado da Nação.

Entretanto, para o cidadão-comum, a preocupação maior vai para a alta taxa de  desemprego.

AUTOR DE “A IMPRENSA CABO-VERDIANA (1820-1975)”

MORREU JOÃO NOBRE DE OLIVEIRA

Faleceu, quarta-feira, 18, em Macau, o historiador João Manuel Nobre de Oliveira, autor de, entre outras obras, “A Imprensa Cabo-verdiana (1820 1975)”, uma referência obrigatória. João de Oliveira sofria de uma doença há cinco anos que acabou por agravar nos últimos três meses, provocando a sua morte.

Esta Edição nº 568 – que já está bancas -, traz, também, o habitual Caderno ETC., assim como, a Análise de José Vicente Lopes; o Comentário de Luís Carvalho; a par da Opinião de  José Manuel Araújo; e das Colunas  de Natacha Magalhães e de Filinto  Elísio.

PUB

PUB

PUB

To Top