PUB

Desporto

Câmara da Praia sugere “Praia Beach Games” para este Verão

“Praia Beach Games” é o programa de desportos de praia que a autarquia praiense sugere como forma de lazer e ocupação de tempos livres nesta época de Verão e férias escolares, o mesmo arranca a 29 de Julho.

Falando na quarta-feira (18)  em conferência de imprensa, realizada para a apresentação do projecto, o vereador do Desporto da Autarquia da Praia, José Eduardo dos Santos, explicou que o “Praia Beach Games” é um programa focado em desportos de Praia (futebol, andebol e vólei de praia), mas também num conjunto de actividades radicais e, também, actividades de lazer para crianças.

“Será um programa anual para o período de Verão, a acontecer durante as férias escolares. Para além do desporto, traz também a ocupação de tempos livres”, disse José Eduardo dos Santos, afirmando que o evento vem para fazer parte do calendário desportivo da cidade da Praia.

As actividades vão, segundo aquele autarca, decorrer durante um mês, com início no dia 29 de Julho e término a 27 de Agosto. As mesmas terão como palco o areal da Gambôa e estão abertas a todos os bairros, instituições e grupos organizados que quiserem participar. As inscrições já estão abertas.

“É o retomar de uma prática desportiva que Praia já foi pioneira em outros tempos. Além de trazer ocupação de tempos livres em época de férias escolares é um incentivo à prática de outros tipos de desporto que a cidade potencializa”, prosseguiu o autarca, completando que o evento será uma actividade com “álcool zero”, directamente ligada ao programa Menos Álcool Mais Vida, da Presidência da República.

José Eduardo dos Santos avançou ainda que o evento é também “uma grande contribuição” da cidade da Praia para aquilo que será os Jogos Africanos de Praia, a acontecer no próximo ano na ilha do Sal.

Por seu turno, o director do evento, Emanuel de Oliveira (Monaia), frisou que, além da vertente competitiva, haverá formação e, também, divulgação de valores cívicos, ambientais, dentre outros.

“Vamos introduzir escalada e formar monitores para acompanhar esta modalidade”, informou Monaia referindo-se também à natação de salvamento, modalidade em que se vai formar jovens para a sensibilização.

É de se referir também que o “Praia Beach Games” terá uma mascote, o Bolinhas, que é um cachorrinho. A escolha vem, segundo José Eduardo dos Santos, na sequência daquilo que é problemática dos cães abandonados na cidade da Praia.

“Queremos passar uma mensagem de cuidados que devemos ter com os nossos animais de estimação”, justificou.

A Câmara Municipal da Praia tem, segundo o seu vereador de Desporto, um orçamento de 1200 contos para estes jogos. 

Fonte: Inforpress

PUB

PUB

PUB

To Top